Brasil entra na abertura das Olímpiadas com quatro pessoas e samba

Com apenas quatro pessoas e usando máscara, a delegação brasileira entrou na Abertura das Olímpiadas com muita gingada e verde. Quem ficou encarregado de carregar a bandeira brasileira foram o jogador de vôlei, Bruninho e a lutadora de judô, Kethelyn. Os atletas chegaram a brincar com as funções de mestre-sala e porta-bandeiras do carnaval dando uma sambadinha durante o desfile.

“Sambadinha pra mostrar que isso aqui é Brasil. Ketleyn, bem demais… Já eu, peço desculpas aos verdadeiros mestres-sala (risos)”, disse Bruninho.

O filho do treinador Bernardinho também aproveitou para agradecer pela oportunidade e tentou explicar a emoção que sentia.

“Faltam palavras para descrever esse momento. Que honra representar nossos esportes, todos os atletas e principalmente todo o povo brasileiro! Foi um prazer estar ao lado dessa guerreira, Ketleyn. Que esses jogos olimpicos sejam um marco de respeito, união e esperança. Estamos prontos para deixar todo nosso suor nessas olimpíadas para dar orgulho pro Brasil! Torçam por nós”, escreveu.

Abertura das Olímpiadas de Tóquio

Encerrando o mistério em torno de como a cerimônia seria feita, a abertura foi aberta com um toque sóbrio e minimalista na maior parte do tempo, tendo alguns momentos mais animados e fazendo referência a pandemia do Covid-19.

Sem público na arquibancada, o evento apenas contou com a presença de autoridades, profissionais e os próprios atletas, sem a mesma festa como nas edições anteriores. Apesar disso, os atletas desfilaram, o juramento olímpico foi feito e a pira acedida, todos adaptados para a realidades dos jogos na pandemia.

O evento foi aberto com fogos de artifícios e momentos escuros, representando a pandemia. No telão, vídeos de atletas treinando em suas casas foram mostrados enquanto artistas espalhados pelo palco usavam esteiras e outros aparelhos, mostrando o treinamento feito em isolamento.

A corrida com a pira olímpica encerrou a cerimônia. Entre os corredores, um médico, uma enfermeira e uma atleta paralímpica do Japão correram nos últimos momentos. A responsável por acender a pira foi a tenista Naomi Osaka, um dos maiores nomes do Japão em Tóquio de 2020.

Surpreendendo com a tecnologia, a cerimônia contou com 1.800 drones que iluminaram o céu em um globo. Em sequência, um coral infantil contou uma versão de ”Imagine”, de John Lennon, música composta junto com Yoko Ono, japonesa.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp