Tiroteio na Alemanha deixa 4 feridos

Quatro pessoas ficaram gravemente feridas hoje (13) em um tiroteio numa estação de trens de Munique, na Alemanha, entre elas uma policial, que está em estado crítico, e um suspeito, que foi detido, segundo informou a polícia.

Segundo os primeiros dados divulgados, o tiroteio aconteceu quando era realizada uma operação policial rotineira, e os agentes foram chamados para separar uma briga.

As forças de segurança confirmaram que a situação está sob controle e que não há indícios que apontem para mais pessoas implicadas no incidente.

Segundo informou um porta-voz das forças de segurança em um breve pronunciamento à imprensa no local dos fatos – na estação de trens de Unterföhring -, a polícia recebeu o aviso de que em um trem tinha acontecido uma briga entre passageiros.

Ao chegar, os policiais encontraram os envolvidos na briga na plataforma de estação e um deles tentou empurrar um agente para a linha do trem.

O agressor conseguiu tirar a arma de um dos policiais, momento em que aconteceu o tiroteio: uma agente ficou ferida na cabeça e está em estado crítico e o autor do distúrbio também foi alvejado por um disparo e se encontra em estado grave.

Outras duas pessoas ficaram feridas por tiros e a polícia estima, após uma primeira avaliação dos fatos, que o autor dos disparos foi detido.

Fonte: Agência Brasil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Yamandú Orsi, conheça o novo presidente do Uruguai

Yamandú Orsi, um esquerdista de 57 anos, foi eleito presidente do Uruguai no domingo, 24, com 49.3% dos votos. Orsi, que é membro da Frente Ampla, derrotou o candidato conservador Álvaro Delgado, que obteve 46.4% dos votos.

Orsi já foi professor de história e ex-governador do departamento de Canelones, o segundo maior do Uruguai. Ele é considerado um pupilo político do ex-presidente José Mujica, que apoiou sua campanha eleitoral. Durante sua campanha, Orsi destacou temas como a causa ambiental, o apoio aos pequenos produtores e a inclusão social.

Orsi prometeu uma política baseada no diálogo e afirmou que não faria mudanças radicais no país. Assim como Mujica, ele expressou preferência por uma vida no campo e um estilo de vida sem luxo, não planejando morar no Palácio Estévez, a tradicional residência dos chefes de Estado do Uruguai.

Antes do resultado oficial, o presidente brasileiro Lula parabenizou Orsi pelas projeções que indicavam sua vitória. “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu Lula no X (antigo Twitter). “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional.”

Com a vitória de Orsi, o Uruguai volta a ter um presidente de esquerda após cinco anos de administração do presidente Luis Lacalle Pou, de centro-direita. A posse de Orsi está marcada para 1º de março de 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp