Aparecida de Goiânia terá ”Super Quarta” de vacinação no mês de agosto

Governo proíbe demissão de quem não se vacinou contra a Covid-19

Ampliando a faixa etária para os 30 anos contra a Covid-19, Aparecida de Goiânia realizará nesta quarta-feira (4), a ”Super Quarta”. Segundo a Secretária Municipal de Saúde (SMS), o projeto pretende aplicar mais de duas mil primeiras doses em 21 postos, por meio de agendamento nesta terça-feira (3). Além deles, dois drive-thrus também vão funcionar sem a necessidade de agendamento.

A aplicação da primeira doses para pedestre acontece por agendamento, em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 8h às 17h e na Central de Imunização das 8h ás 18h. Dois drive-thrus funcionarão na Cidade Administrativa e Centro de Especialidades, sem necessidade de agendamento.

Para a aplicação da segunda dose, não é necessário o agendamento. O reforço acontece no drive-thru do Aparecida Shopping, das 8h às 18h e em cinco UBSs (Bairro Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim), das 8h às 17h.

Gestantes puérperas, profissionais da saúde, da educação e moradores com comorbidades ou deficiência que ainda não receberam a dose também podem se vacinar com agendamento.

De acordo com a SMS, a ”super quarta” deve ocorrer todas as semanas do mês de agosto, conforme a chegada de novas doses na cidade.

Agendamento

Para o agendamento, é necessário acessar o aplicativo Saúde Aparecida e escolher a data, horário e local de vacinação.

Quem pode se vacinar?

  • População acima de 30 anos de idade;
  • Grávidas e puérperas;
  • Trabalhadores da educação (acima de 18 anos);
  • Pessoas com comorbidades ou com deficiência (acima de 18 anos);
  • Profissionais de saúde.

É necessário a apresentação do formulário que comprove a condição para pessoas com comorbidade.

Documentos necessários

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Cartão SUS de Aparecida;
  • Comprovante de endereço;
  • Grávidas e puérperas: comprovante da gestação ou do parto (válido por até 45 dias após dar a luz).
  • Trabalhadores da educação: comprovante de atuação profissional no município, contracheque ou declaração constando local e período de atuação;
  • Pessoas com comorbidades: Laudo médico ou comprovante legal da doença ou condição permanente.

Locais de vacinação

Primeira dose para pedestres- com agendamento

  • Centro de Imunização: Rua São Domingos, 100, Centro- das 8h às 18h.
  • Unidades Básicas de Saúde- (UBSs)- das 8h às 17h

Primeira dose por drive-thru – sem agendamento, das 8h às 18h

  • Drive-Thru da Cidade Administrativa- Rua Gervásio Pinheiro, APM – Res. Solar Central Park;
  • Drive-Thru do Centro de Especialidades- Avenida C, Quadra 15, entre ruas C-08, C-22 e Avenida C-06, Jardim Boa Esperança.

Segunda dose – sem agendamento:

  • Drive-Thru do Aparecida Shopping- Av. Independência, Quadra Área, Lote 01, S/N, Setor Serra Dourada – 3ª Etapa- das 8h às 18h.
  • Unidades Básicas de Saúde (Bairro Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim), das 8h às 17h.

Na quarta-feira (4), as salas de vacinação das unidades de saúde funcionarão exclusivamente para a campanha contra a Covid.

Vacinação em Aparecida de Goiânia

De acordo com a SMS, o município aplicou 337.351 doses desde o início da Campanha de vacinação, em janeiro desde ano. Do total, Do total, 245.211 receberam a primeira dose e 76.350 a segunda e 15.790 a dose única. Os dados correspondem a 58% da população acima dos 18 anos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp