Brasília, inaugurada como capital do Brasil em 1960, é uma cidade planeada que se distingue principalmente por sua arquitetura moderna,projetada pelo renomado arquiteto por Oscar Niemeyer. Conhecida também como a “Capital da Esperança”, a cidade reserva curiosidades interessantes sobre sua origem, história e alguns outros detalhes. Além de ser o centro político do Brasil, Brasília é uma das únicas cidades modernas do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Para saber um pouco mais sobre a capital federal do Brasil confira abaixo uma lista com 10 curiosidades e fatos interessantes sobre Brasília.
10. História
A cidade de Brasília começou a surgir por meio de planos que idealizavam a capital federal do Brasil no centro do país. As primeiras menções ao nome datam de 1822, mas a construção da cidade só aconteceu em 1956 durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek. Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960 mesmo ainda não estando completamente pronta.
9. Ruas e arquitetura
Brasília não possui esquinas. A cidade passa uma mensagem por trás de toda sua construção, sendo dividida em quadras, mas as famosas ruas e avenidas costumam ser em formato de uma tesoura, em vez de esquinas a cada quarteirão. Não somente as ruas de Brasília, mas toda a arquitetura da região é admirada por muitas pessoas, possuindo vários projetos urbanísticos de Lúcio Costa e arquitetônicos de Oscar Niemeyer, obras raras e que dificilmente são encontradas a “curta distância“, como se tem nessa cidade.
8. Patrimônio mundial
A capital foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987. Brasília tem a maior área tombada do mundo: 112,5 quilômetros quadrados. Marco da arquitetura e urbanismo modernos, a capital foi o primeiro conjunto contemporâneo a receber a título.
7. Construção
A cidade foi planejada pelo urbanista Lúcio Costa e sob orientação do arquiteto Oscar Niemeyer. Um diferencial de Brasília em relação a maioria das outras cidades brasileiras é que seu plano urbanístico foi planejado desde o início. O projeto da construção de Brasília é reconhecido como um dos mais completos e modernos de todo o mundo.
6. Um dos maiores parques do mundo
O Parque da Cidade é considerado um dos maiores parques urbanos do mundo. A área é maior até do que o Central Park, em Nova York: o parque de Brasília tem 420 hectares, mais do que os 320 do parque norte-americano. Também conhecido como Parque Sarah Kubitschek, ele foi construído para preservar a área verde existente no local, além de proporcionar atividades de lazer para a comunidade.
5. Inauguração
À meia-noite do dia 21 de abril de 1960, Brasília foi oficialmente inaugurada. Nas ruas da cidade, as pessoas expressavam um clima de alegria e emoção. “Viramos no dia de hoje uma página da história do Brasil. Damos por cumprido o nosso dever mais ousado, o mais dramático dever”, disse o presidente Juscelino Kubitschek em seu discurso de inauguração.
4. Candango
A palavra candango surgiu de forma pejorativa. Ela servia para designar os trabalhadores que vinha de fora para construir a capital. “O termo é africano e era uma forma de mostrar a inferioridade dos trabalhadores”, de acordo com o geógrafo Aldo Paviani. Mais tarde, o nome seria homenageado pela montadora Vemag, sob licença da fábrica alemã DKW. O jipe Candango, foi fabricado entre 1958 e 1963, em homenagem aos operários que deram o sangue para construir Brasília.
3. Siglas e números
Muitos brasileiros estão acostumadas com nomes de pessoas importantes, datas e outras características nos nomes das ruas e avenidas das cidades, porém em Brasília, isso é bem diferente. Os endereços são compostos por siglas e números, existindo uma sequência lógica para cada identificação.
2. Vista Aérea
Olhando de cima, é possível enxergar o formato de um avião em Brasília. No entanto, essa não teria sido a ideia inicial. Em entrevista à Rádio Nacional AM, o diretor do Patrimônio Histórico e Cultural Jarbas Marques disse que Lúcio Costa, arquiteto que planejou a cidade, teria feito o projeto para que a cidade tivesse o formato de uma borboleta.
1. Projeto centenário
O processo de levar a capital do Brasil para o interior demorou mais de 100 anos para ser posto em prática. Os inconfidentes mineiros em 1789 já incluíram nas metas do movimento a transferência da capital para o interior. Quase cem anos depois, em 1892, foi nomeada a Comissão Exploradora do Planalto Central, conhecida como Missão Cruls. A missão partiu do Rio de Janeiro com a finalidade de demarcar a área do futuro Distrito Federal.