Olimpíadas: Brasil vence a Espanha e conquista ouro no futebol

Brasil provou que é realmente o país do futebol e conquistou mais um ouro nos jogos olímpicos. Se tornando bicampeão, a seleção ganhou da Espanha por 2 a 1 em jogo dramático com direito a gol na prorrogação e pênalti perdido por Richarlison.

Os gols foram marcados por Malcom, que entrou na prorrogação para trazer o gol da decisão e por Matheus Cunha, que está recuperando de contratura muscula na coxa direita.

O jogo

No primeiro tempo, o Brasil teve dificuldade de sair da defesa, com a Espanha bem postada na marcação. Os espanhóis foram os primeiros a assustar, aos 15 minutos, quando Oyarzabal escorou de cabeça e Diego Carlos tirou em cima da linha, evitando o gol.

Após o susto, Brasil ficou mais esperto tentando abrir o placar aos 37 minutos, quando Matheus Cunha foi atropelado pelo goleiro Unai Simón e a arbitragem com o auxílio do VAR assinalou o pênalti. Mas Richarlison isolou.

Sem falta, Matheus Cunha deu o ar de esperança e abriu o placar nas acréscimos após cruzar com Claudinho de esquerda e dominar no peito após receber a bola e chutar para o gol.

Segundo tempo

Com vantagem, o Brasil começou o segundo tempo dando espaço para os contra-ataques. Aos 6 minutos, Richarlison recebeu de Matheus Cunha na área, driblou o marcador, mas Simón bateu a bola e foi ao travessão.

Mas o Brasil recuou demais e passou a sofrer com os muitos cruzamentos na área. Até que, aos 15 minutos, Oyarzabael aproveitou um deles e, sem marcação, fez um belo gol chutando de primeira.

Depois do gol espanhol, o jogo ficou mais nervoso. O Brasil, sem alteração, sentiu a parte física e a Espanha cresceu no fim, mandando duas bolas no travessão, com Soler em cruzamento errado e em chute de Bryan Gil.

Prorrogação

O técnico André Jardine finalmente mexeu na equipe após os 90 minutos, com Malcom no lugar de Matheus Cunha. O Brasil pressionou a seleção espanhola e conseguiu o ponto de desempate ao segundo tempo. No contra-ataque, Anthony lançou para Malcom que ganhou na corrida e chutou para fazer o gol. Depois, a seleção brasileira segurou a Espanha que não conseguiu o empate.

Com a conquista, o Brasil igualou os rivais da Argentina e Uruguai com bicampeão e entrou em um seleto grupo, junto a Grã-Bretanha (Londres-1908) e Hungria (Tóquio-1964 e Cidade do México-1968).

Brasil tem agora sete medalhas olímpicas no futebol masculino sendo dois ouros, três pratas e dois bronzes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp