10 curiosidades sobre Macapá

Macapá é um município brasileiro, capital do estado do Amapá, Região Norte do país. Favorecida pela localização estratégica, com sua costa banhada pelo rio Amazonas, boa parte do turismo macapaense é dedicado à rica história e cultura, desde a formação e desenvolvimento do município aos costumes e tradições de seus habitantes. Confira abaixo uma lista com 10 curiosidades sobre Macapá, a capital dos estado do Amapá.

10. Linha do Equador 

A cidade é conhecida como “Capital do Meio do Mundo”, por ser a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador. Exatamente pelo fato de ser cortada pela Linha do Equador, os macapaenses podem vivenciar o equinócio (quando os raios do sol incidem diretamente sobre a Linha do Equador) duas vezes por ano: no outono (em março) e na primavera (em setembro).

9.  Fortaleza de São João de Macapá

A Fortaleza de São João de Macapá, na margem esquerda do Rio Amazonas, foi construída entre 1764 e 1782, por índios e escravos. Sua função era impedir que os franceses, já instalados na Guiana, chegassem à foz do Amazonas.

8. Museu Sacaca do Desenvolvimento Sustentável

Com uma área de 20 mil metros quadrados, espaço verde e ambientações voltadas à cultura do povo amapaense, o Museu Sacaca do Desenvolvimento Sustentável oferece ao visitante a oportunidade de conhecer o jeito de viver dos povos da Amazônia. Fundado em 1970, a instituição foi criada com o objetivo de divulgar as riquezas do solo do Amapá, as espécies de fauna e flora do território, as amostras de minérios e madeiras do território aos visitantes, pessoas de outras cidades e estudantes da rede pública.

7. Estádio Zerão 

O estádio de futebol Zerão, em Macapá, está localizado exatamente em cima da Linha do Equador, isso faz com que metade do campo esteja situada no hemisfério norte e a outra metade no hemisfério sul do planeta.

6. APA do Rio Curiaú

Localizada a 18km do centro de Macapá, a APA do Rio Curiaú é um atrativo que permite ao turista compreender melhor o turismo de base comunitária, ou seja, uma oferta de experiências que estão no cotidiano dos moradores, mas que é algo novo para quem a visita pela primeira vez. A comunidade é acessada por estradas e por via fluvial. A área tem paisagens marcantes e é muito procurada pelas águas e a flora do rio Curiaú.

5. Círio de Nazaré

A principal festa religiosa de Belém, no Pará, também é tradicional em Macapá e costuma reunir cerca de 300 mil pessoas anualmente.

4. Rio Amazonas

Correndo o risco de ser confundido com o mar, o rio Amazonas é bastante impressionante na região. Passando pela capital ou dando voltas pelas ilhas próximas, os tours pelo rio são muito populares. Seja por quaisquer motivos: para apreciar o mar e a orla recheada de árvores, para conhecer a flora e fauna, terrestre e marinha, ou para curtir o passeio ou nadar com os botos.

3. Imagem de São José

A frente da orla da cidade, no rio Amazonas, foi colocada na Pedra do Guindaste uma imagem do padroeiro da cidade, São José. Quando o rio desce é possível ver toda a estrutura desde a base para quem está no Trapiche Eliezer Levy, devido a proximidade à estátua.

2. Trilha da Samaúma

A Trilha da Samaúma (maior árvore amazônica), está localizada dentro da Ilha de Santana, próxima de Macapá. Cercada pelo Rio Amazonas, reúne uma floresta conservada por uma fauna e flora milenar (com árvores de grande porte, açaizais e plantas raras e coloridas), muitos riachos e igarapés como o famoso igarapé da Várzea. Percorrer a trilha é conectar-se com a Amazônia intocada.

1. Fortaleza de São José

Erguida entre 1764 e 1782, a Fortaleza São José de Macapá foi estrategicamente construída por mão de obra escrava de negros e índios na foz do Rio Amazonas. Levantada durante a colonização portuguesa para proteger a região da invasão de estrangeiros, hoje o monumento histórico é tombado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp