Emocionado, Messi confirma saída do Barcelona após 21 anos de história

Com muitas lágrimas, Lionel Messi confirmou sua saída do Barcelona durante uma conferência de impressa, colocando assim um final na relação de vinte e um anos com o clube.

“O astro argentino detém todos os principais recordes da história do FC Barcelona” destaca o próprio clube no site, e esse é um fato inquestionável. Messi, por exemplo, fez 91 gols pelo time em 2012. Além dos números, é claro, fica na história do time todos os momentos de pura magia que produziu com toda a sua qualidade técnica ao logo dos anos em que vestiu a camisa do time.

História de Messi no Barcelona

Messi chegou ao Barcelona em 200, quando tinha apenas 13 anos da idade. Reza uma lenda em que ele teria assinado seu primeiro contrato em um guardanapo. Depressa, o jogador estreou na equipe principal em novembro de 2003, nunca encontro amigável entre FC Porto, no Estádio Dragão, com apenas 16 anos. Pouco depois, estreou na Liga Espanhola, ao sair do banco para substituir Deco em um jogo em frente ao Espanyol. O resto, como de costume, foi fazer história.

Momentos mágicos

Primeiro Gol: Em maio de 2005, Messi conquistou o primeiro gol pelo time espanhol, selando um triunfo final de 2 a 0 para o Barça.

Hat-trick” no “El Clásico”: Messi já era uma figura cada mais vez mais conhecida no futebol mundial. Em 2007, o jogador marcou três gols contra o Real Madri e firmou o Barça como campeão europeu.

Feitos pessoais

Bola de Ouro/Jogador do Ano da FIFA: 6
Melhor Jogador da UEFA: 2
Presenças na Equipe do Ano do UEFA.com: 12
Presenças na Equipe do Ano da UEFA Champions League: 7
Botas de Ouro: 6

Jogos pelo Barcelona

UEFA Champions League: 3*
Ligas espanholas: 10
Taças do Rei: 7
Supertaças europeias: 3
Supertaças de Espanha: 7
Mundiais de clubes: 3

Total de jogos pelo clube: 778 (recorde do Barcelona)
Total de golos: 672 (recorde do Barcelona)

*Messi jogou nas vitórias na final de 2009, 2011 e 2015. Em 2005/06 já fazia parte da equipa principal do Barça, mas não alinhou na final

Recordes

Mais golos na Liga espanhola: 474 (em 520 jgos)
Mais golos numa só época da Liga espanhola: 50 (2011/12)
Mais golos num só ano civil: 79 – ou 91 incluindo os golos pela Argentina (em 2012)
Mais “hat-tricks” na Liga espanhola: 36
Mais golos na fase de grupos da UEFA Champions League: 71
Mais internacionalizações pela Argentina: 151
Mais golos pela Argentina: 76

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp