Goiânia disponibiliza vacina contra a Covid-19 em 25 pontos nesta quinta (12)

A Prefeitura de Goiânia mantém para esta quinta-feira (12) a aplicação de primeira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 28 anos de idade, sem comorbidades, e de grupos prioritários que realizaram o agendamento, já preenchido, pelo aplicativo e site da Prefeitura de Goiânia em 25 pontos. A estratégia de vacinação inclui também o drive-thru do shopping Passeio das Águas, localizado na região Norte da cidade, com a distribuição de 2 mil senhas por demanda espontânea.

Para a aplicação da segunda dose, o atendimento é por demanda espontânea e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza oito pontos de vacinação para as pessoas que receberam a primeira dose das vacinas Astrazeneca, Coronavac e Pfizer, além do Ciams Dr. Domingos Viggiano, que está disponível às gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) para primeira e segunda doses e idosos com dose em atraso da Coronavac.

Com a chegada de quase 29 mil doses de imunizantes, novos agendamentos serão abertos para a próxima semana. “As agendas para até a próxima segunda-feira (16) já foram preenchidas e novas foram abertas na tarde desta quarta-feira (11)”, afirma o secretário de Saúde, Durval Pedroso, acrescentando que em virtude do retorno das aulas escolares, as escolas municipais foram substituídas por outros pontos de vacinação a partir desta quinta-feira. “Temos muito o que agradecer à Secretaria Municipal de Educação por ter disponibilizado as unidades escolares nesse período até aqui. Essa parceria foi fundamental para facilitar o acesso da comunidade às vacinas e testagens”.

Confira os locais de vacinação:

1ª dose – sem agendamento
Atendimento na modalidade drive-thru às pessoas com idade a partir de 28 anos e sem comorbidades. O horário de atendimento no local é das 8h às 17h, com disponibilização de 2 mil senhas.

– Drive do shopping Passeio das Águas: Av Perimetral Norte, 8303, Vila Jardim São Judas Tadeu

1ª dose – por agendamento
Atendimento na modalidade pedestre às pessoas com mais de 28 anos sem comorbidade, com horário de funcionamento das 8h às 17h. As vagas disponíveis já foram preenchidas.

– CSF Residencial Itaipu: Rua RI 8 com RI 31, Qd 107 Lt 19/20, Residencial Itaipú
– CSF Vila Mutirão: Avenida do Povo, Qd D, Vila Mutirão
– CSF Boa Vista: Avenida dos Ipês, 1656, Boa Vista
– CSF Criméia Oeste: Avenida Domingos Lemes do Prado, Setor Crimeia Oeste
– Sest/Senat: Rua Tuiuti esq. c/ Av. Castelo Branco, 541, São Francisco
– CSF Vera Cruz II: Avenida Leopoldo De Bulhões, Qd 100, Conjunto Vera Cruz II
– CS João Braz: Rua Rodrigues Alves Esquina, Qd 52 Lt 14/15, Parque Industrial João Braz
– CSF Jardins do Cerrado IV: Rua JC 202 com 204, APM 3, Jardins do Cerrado VI
– CSF Recanto das Minas Gerais: Rua Sienna, APM 1, Jardim Maria Helena
– CS Cidade Jardim: Praça Abel Coimbra, S/nº, Setor Cidade Jardim
– CS Parque Amazônia: Praça José Rodrigues de Morais Neto, S/nº, Parque Amazônia
– Ciams Novo Horizonte: Rua Eng. Jose Martins Filho, S/n°, Novo Horizonte
– UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia: Rua DF-02 c/ Rua DF-18, Lt 14, Chácara do Governador

1ª dose para grupos prioritários – por agendamento
Atendimento na modalidade pedestre para os trabalhadores da saúde, profissionais da educação e pessoas com comorbidades. O horário de funcionamento da unidade é das 8h às 17h.

– CSF Leste Universitário: Rua 218, Qd A2 Lote 10, Setor Leste Universitário

2ª dose da Astrazeneca – sem agendamento
Atendimento na modalidade pedestre às pessoas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca e estão com datas previstas no cartão de vacinação até o dia 14 de agosto, com horário de funcionamento das 8h às 17h e conforme as iniciais dos nomes, sendo que no período matutino para iniciais de A a L, e no período vespertino para iniciais de M a Z.
– CSF Parque Santa Rita: Rua SR 1, 290, Parque Santa Rita
– CSF São Francisco: Avenida das Palmeiras, s/n, Bairro São Francisco
– UPA Jardim Novo Mundo: Avenida New York, 667-569, Jardim Novo Mundo
– Igreja de Cristo em Células: Rua FN2, Lote 2, Jardim Fonte Nova
– Paróquia Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo: Rua C-148, 875, Jardim América
– Salão Comunitário Jesus Bom Pastor: Rua Porto Alegre (ao lado do CSF Guanabara I)

2ª dose da Pfizer – sem agendamento
Atendimento na modalidade pedestre às pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer que estão com datas previstas no cartão de vacinação até o dia 14 de agosto, com horário de funcionamento das 8h às 17h e conforme as iniciais dos nomes, sendo que no período matutino para iniciais de A a L, e no período vespertino para iniciais de M a Z. Na Área I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) o atendimento é até às 16h.

– Área I da PUC: Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário
– CSF Parque Santa Rita: Rua SR 1, 290, Parque Santa Rita
– Igreja de Cristo em Células: Rua FN2, Lote 2, Jardim Fonte Nova
– CSF São Francisco: Avenida das Palmeiras, s/n, Bairro São Francisco
– UPA Jardim Novo Mundo: Avenida New York, 667-569, Jardim Novo Mundo
– Ciams Urias Magalhães: Rua Guajajara entre as Ruas Caritos Madeiras e Paranaíba, S/n, Setor Urias Magalhães

2ª dose da Coronavac – sem agendamento
Atendimento na modalidade pedestre às pessoas que tomaram a primeira dose da Coronavac e que estão com data prevista para o dia 12 de agosto, com horário de vacinação das 8h às 17h.

– Paróquia Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo: Rua C-148, 875, Jardim América

Gestantes e puérperas
As gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) continuam com o atendimento para as duas doses no Ciams Dr. Domingos Viggiano (UPA Jardim América). No local, em modalidade pedestre, a SMS também disponibiliza a aplicação da dose em atraso para idosos que receberam a primeira dose da Coronavac.

– UPA Dr. Domingos Viggiano (UPA Jardim América): Praça C-201, 2-82 – Jardim América

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp