João Pessoa é uma cidade costeira próxima da foz do rio Paraíba, no leste do Brasil. Com mais de 430 anos a cidade guarda grandes belezas naturais com um litoral que atraí turistas do mundo todo. Além disso, o São João da região é um dos maiores do mundo. Confira abaixo 10 curiosidades e fatos interessantes sobre a cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba.
10. Porta do Sol
A cidade de João Pessoa fica próxima da Ponta dos Seixas, o lugar mais ao oriente de toda a América. Por conta disso, é lá que o sol nasce primeiro no continente, e a cidade é conhecida como a Porta do Sol.
9. Cidade verde
Atrás apenas de Paris, a cidade de João Pessoa é considerada a segunda capital mais verde do globo, com mais de 7 km² de mata atlântica preservada e um índice de quase 55 árvores por habitante. Além disso, João Pessoa é repleta de acácias, o que lhe rendeu o apelido de “Cidade das Acácias”.
8. Festa de São João
A maior comemoração de São João (em junho, com duração de 30 dias) acontece na cidade de Campina Grande, distante 130 km da capital.
7. História
Fundada em 1585, João Pessoa é a terceira capital mais antiga de todo o Brasil. Além disso, durante a ocupação holandesa no Nordeste, no século 16 João Pessoa já se chamou Frederikstad.
6. Fronteira entre tribos
Antes da chegada dos europeus, a região onde hoje fica a cidade era uma fronteira entre as tribos tupis dos potiguaras e dos tabajaras.
5. Nome
Além de seu nome holandês, João Pessoa também já se chamou Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, logo quando foi fundada pelos colonizadores. A cidade foi fundada às margens do rio Sanhauá, afluente do rio Paraíba.
4. João Pessoa
O nome João Pessoa veio apenas em 1930, em uma homenagem ao político paraibano João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, assassinado enquanto concorria como vice de Getúlio Vargas à presidência da República.
3. Naturismo
João Pessoa tem 24 quilômetros de litoral, com praias como a de Tambaba, onde se pode praticar o naturismo. Quem não se sentir a vontade para prática também pode conhecer o local, pois existe uma faixa de areia que delimita as duas áreas. Porém, a parte naturista oferece aos visitantes um visual mais bonito, com uma falésia que se destaca no cenário.
2. Centro Histórico
O Centro Histórico de João Pessoa é um dos cartões postais da cidade. Em 2007, ele foi reconhecido como patrimônio nacional. A sua cidade velha é conhecida pela arquitetura barroca e art nouveau. A igreja de São Francisco, do século XVI, tem azulejos portugueses pintados no pátio e uma capela ornamentada com ouro.
1. Região Metropolitana
Além da própria João Pessoa, a sua região metropolitana agrega os seguintes municípios.: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita. A segunda e terceira cidade mais populosa são Santa Rita e Bayeux.