Fechamento da maternidade faz primeira vítima em Senador Canedo, denuncia mãe que perdeu a filha

“O médico olhou pra mim e falou que se a maternidade tivesse funcionando ele faria meu parto naquele momento”

Gestante de 39 semanas, moradora de Senador Canedo disse ao Diário do Estado nesta tarde (25/08) que estava fazendo o acompanhamento de pré-natal na Clínica de Atenção à Saúde da Mulher, no Jardim das Oliveiras, quando o médico a informou que não poderia realizar o parto dela no local por falta de estrutura e pediu para que ela fosse para Goiânia para realizar a cesárea, foram horas de espera e a bebê acabou não resistindo. A mãe fez a denuncia por meio das redes sociais no Instagram @CanedensesGO.

“Eu creio que demorou demais para tirar minha filha, faltou oxigênio para ela respirar e minha filha não está mais comigo, eu acho que tem que melhorar, porque tem muitas gestantes no munícipio e espero que não aconteça com elas o que está acontecendo comigo, eu não desejo isso pra ninguém”, relatou a mãe.

Após o fechamento da Maternidade Aristina Cândido para reforma e que não tem data de previsão de início e entrega do local, conforme disse a assessoria de imprensa ao jornal, gestantes do munícipio estão enfrentando dificuldades no atendimento médico e estão tendo que se deslocar para Goiânia à procura de atendimento.

Ouça o desabafo da mãe:

 

O espaço continua aberto para versão da Prefeitura de Senador Canedo.

* Bárbara Marina especial para Diário do Estado 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos