Operação Adsumus: Polícia cumpre mandados de prisão contra organização criminosa em Rio Verde

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), em Rio Verde, uma operação fruto de força-tarefa centralizada em Goiânia, envolvendo cerca de 100 policiais civis. A ação visa desarticular organização criminosa de alta periculosidade responsável pela prática dos crimes de homicídio e coação na região sudoeste do estado. Ao todo, foram cumpridos, até o momento, 9 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão.

As investigações apontam para uma organização criminosa que obtinha dinheiro com pessoas de alto poder aquisitivo e repassava valores em ações de agiotagem. Em alguns casos, eles extorquiam credores e devedores e chegaram a ameaçar promotores e delegados responsáveis pela investigação das práticas delitivas. Entre outros crimes, o grupo é apontado como responsável pela morte de um fazendeiro, assassinado à luz do dia, no dia 3 de setembro de 2018, no centro da cidade, a quem devia cerca de R$ 700 mil.

Os envolvidos devem responder pelos crimes de homicídio doloso qualificado, associação criminosa, falsidade ideológica, fraude processual, coação no curso do processo e usura. Não há previsão de entrevistas por parte da Polícia Civil. Qualquer alteração ou novidade, avisaremos por aqui.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos