Uma ataque a uma agência bancária causou terror no munícipio de Araçatuba, em São Paulo, na madrugada desta segunda-feira (30). O grupo criminoso responsável pelo assalto espalhou explosivos pelas ruas do centro e usaram moradores como escudo durante a fuga. Ao menos três pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas.
O ataque aconteceu no centro da cidade, ao redor da Praça Rui Barbosa, onde estão localizado várias agências bancárias. Após o assalto, os criminosos saíram pelas ruas abordando pessoas que estavam pelo caminho e roubando seus veículos. Em um dos vídeos que circula pela internet é possível ver dois homens sendo feitos de reféns pendurados – no teto e outro no capo – do lado de fora de um dos carros usados na fuga.
A Santa Casa de Araçatuba informou que quatro feridos, todos homens, foram atendidos na unidade. Três foram feridos por tiro e um por explosivo.
Entre os feridos estão um homem de 28 anos, baleado no abdome; outro de 31, foi baleado no rosto e nos braços e precisou ser intubado, e outra vítima, de 31 anos, foi ferida nas pernas, braços e na cabeça de raspão. Um homem de 25 anos foi atingido por um explosivo e precisou amputar os dois pés.
Ao jornal ”Bom dia São Paulo”, da TV Globo, o prefeito Dilador Borges (PSDB) pediu que a população fique em casa. ”Estamos vivendo um momento de terror. Moro a poucas quadras do Centro. Ouvi todos os tiros, acompanhando através de vídeos, não saí de casa e peço à população que fique em casa”. Aulas foram suspensas, assim como o transporte público para a área central da cidade.
Segundo a Polícia Civil, entre os mortos estão dois civis e um criminoso, morto durante confronto com a polícia no bairro rural Taveira. O secretário de Segurança Pública em exercício de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, informou que o grupo contou com a ajuda de drones para monitorar policias em ação.
O valor roubado das agências ainda não foi confirmado, mas os criminosos teriam conseguido acessar um cofre subterrâneo de um dos bancos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)