Celebração do Dia dos Aposentados e Pensionistas presta atendimento a mais de 500 pessoas em Goiânia

As atividades culturais, educativas e atendimentos de saúde oferecidos pela Prefeitura de Goiânia e Instituto de Previdência Social do Município, durante a celebração do Dia dos Aposentados e Pensionistas, beneficiaram mais de 500 pessoas na última terça-feira (20). A programação realizada na sede do IPSM teve parcerias com as Secretarias Municipal de Saúde, de Políticas para as Mulheres, de Cultura e de Assistência Social (Semas), Guarda Municipal, Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Senai, Sesi, Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (Affego) e Grupo Qualidade em Saúde.

Instituído pela lei municipal 9.113, de novembro de 2011, o Dia dos Aposentados e Pensionistas presta homenagem a 7.090 aposentados e 1.421 pensionistas de Goiânia, que estão vinculados à gestão municipal e são atendidos pelo IPSM. O presidente do IPSM, Sílvio Fernandes, diz que a contínua valorização dos servidores públicos inativos e ativos é um dos propósitos da gestão municipal e que o evento em celebração aos aposentados e pensionistas, desta terça-feira, foi mais um passo de abertura do instituto para a sociedade. ‘A determinação do prefeito Iris Rezende é de que todos trabalhem para as pessoas desta cidade, queremos mostrar que os serviços e atendimentos públicos são dos cidadãos, que devem ter acesso facilitado e eficiência no atendimento de suas demandas’.

Para o Dia dos Aposentados e Pensionistas, foi elabora uma programação diversa com atividades interessantes para todos os cidadãos. ‘Centenas de pessoas passaram pelo instituto e isso fez toda a diferença na qualidade de nosso evento, a presença das pessoas trouxe alegria e muitas informações para sempre melhorarmos o nosso trabalho’.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Célia Valadão, participou do evento e reforçou que a abertura do IPSM para a sociedade mostra maturidade e qualidade da gestão, que está disposta a trabalhar pelas pessoas e pela qualidade de vida dos goianienses.

Quem passou pelo evento pode conferir as apresentações dos corais da Affego e o Vozes e Violão, da Semas, da musicista Aline Araújo e da banda da Guarda Municipal. Houve também palestras sobre inclusão digital para a terceira idade, voluntariado, desenvolvimento pessoal, cuidados com a saúde bucal, vacinação gratuita contra a gripe, aferição de pressão e glicemia, ginástica laboral e distribuição de livros literários.

O presidente do IPSM, Sílvio Fernandes, prestou homenagem especial ao primeiro aposentado da Prefeitura de Goiânia, Elizeu Bispo da Costa, de 98 anos, e reafirmou seu compromisso de fortalecer a entidade para garantir a sustentabilidade previdenciária da cidade de Goiânia. ‘Organizar o IPSM e sanear as dívidas, de modo que todos os servidores efetivos possam se aposentar com segurança, são ações que vão ficar em nosso legado pela valorização do regime próprio de previdência de nosso município”, garante.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp