Caiado e Bolsonaro participam do lançamento da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste

O governador Ronaldo Caiado, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, participou, nesta sexta-feira (17), da solenidade de lançamento da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), em Mara Rosa, no Norte goiano. O evento foi realizado no ponto de conexão com a Ferrovia Norte-Sul (FNS) e marcou o início da obra que tem um investimento total de R$ 2,7 bilhões.
O projeto prevê a construção de 383 quilômetros de novos trilhos que irão até Água Boa, no Mato Grosso. Antes, no município de Alto Horizonte, o governador conheceu as operações da Mineração Maracá.
A ferrovia representa avanço logístico para o escoamento da produção agrícola no Vale do Araguaia para os portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e Ilhéus (BA). O lançamento integra a programação do Setembro Ferroviário, mês em que o Governo Federal se dedica à expansão deste transporte no País. A obra visa fortalecer a malha brasileira, contribuir para diversificar a matriz e reduzir o custo de logística. O Ministério da Infraestrutura (MInfra) analisa a possibilidade de a ferrovia ser estendida, no futuro, até o município de Lucas do Rio Verde (MT).
Para o governador Ronaldo Caiado, o empreendimento é mais uma iniciativa que contribui para o resgate da região Norte do Estado. “Vamos abrir mais de dois milhões de hectares de terra nessa região para dar dignidade, qualidade e infraestrutura como têm os produtores do sul do país”, garantiu. Frisou também que governos federal e estadual trabalham em conjunto, “o que traz logística e mais do que nunca infraestrutura competitiva aos produtores rurais”.
Segundo Caiado, pela Fico sairão produtos para alimentar o mundo, mas ao mesmo tempo facilitar o transporte de insumos para todo o setor produtivo de Goiás. “Chegarão todos os semoventes necessários, para cada vez mais, com tecnologia, implantarmos um Estado que é o mais bem instalado geograficamente. Graças ao apoio da população, prefeitos, vereadores, deputados e senadores, hoje estamos devolvendo Goiás aos goianos com dignidade, competência, ética e altivez”, enumerou.
O presidente Jair Bolsonaro destacou que o ressurgimento do modal era sonhado por muitos no Brasil. Ressaltou também o trabalho conjunto para que iniciativas como esta saiam do papel. De acordo com o mandatário, a ferrovia vai facilitar a logística no país. “Cada vez mais aquilo que nós produzimos no país chegará mais barato não só na mesa do consumidor, bem como nos portos prontos para exportar a matéria prima do nosso Brasil”, disse.
Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o Brasil começa a ser ligado pelas ferrovias, iniciativa que nasceu em 2019, com a licitação da Norte-Sul. “A grande coluna vertebral brasileira que vai ligar o Porto de Itaqui (MA) ao Porto de Santos (SP)”, considerou. Ele ressalta que o investimento na Fico é sinônimo de qualidade e a certeza de sucesso. “É uma ferrovia que não vai parar em Água Boa porque a empresa VLI já pediu uma extensão para que chegue em Lucas do Rio Verde. Então, nós teremos um grande tronco que vai sair de Lucas do Rio Verde e terminará em Ilhéus, na Bahia, que vai se integrar ao grande corredor Norte-Sul, ou seja, o Brasil está entrando nos trilhos”, frisou.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste foi consolidada por meio de investimento cruzado, modalidade de financiamento em que as concessionárias que terão contratos renovados assumem a obrigação de construção de novas linhas. Para a viabilização, foi utilizada a outorga da antecipação contratual com a Vale S/A pela Estrada de Ferro Vitória-Minas. A Vale e a Valec são parceiras na execução da obra, que deve gerar 4,6 mil empregos, entre diretos e indiretos.
O presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, disse que a ferrovia ajudará a reduzir o custo logístico e a impulsionar o agronegócio brasileiro. Afirmou que a empresa é referência na construção do modal e que opera mais de 2 mil quilômetros de trilhos, por onde passam 60% dos produtos transportados no País. “Temos absoluta certeza que a construção contribuirá de forma decisiva para o desenvolvimento logístico e econômico do país”, garantiu.
Já o presidente da Valec, Andre Kuhn, completou que a Fico vai impulsionar o desenvolvimento nacional e agradeceu a recepção do governador Ronaldo Caiado para este tipo de modal. “Goiás é o Estado onde tem o encontro dos grandes eixos ferroviários do Brasil. Já tem em funcionamento a Norte-Sul e, agora, a Fico junto com a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Nós temos um grande eixo ferroviário Norte-Sul e estamos iniciando uma parte significativa do Eixo Leste-Oeste com esse empreendimento”, explicou.
O prefeito de Mara Rosa, Flavio Moura, destacou a data como uma das mais emblemáticas para o município. “Estou muito feliz. Hoje, é o pontapé para o desenvolvimento do município”, afirmou. Já o prefeito de Água Boa, no Mato Grosso, Mariano Kolankiewicz Filho, disse que os avanços serão para os dois Estados. “Vamos desenvolver, cada vez mais, Goiás e Mato Grosso”, projetou.
“Esse momento importante não é somente para essa região, é para o Brasil”, comemorou o senador Vanderlan Cardoso. Segundo ele, poucos acreditavam que o projeto sairia do papel. “Hoje está sendo lançada essa ferrovia numa parceria, sob a conduta do ministro Tarcísio, com a anuência do presidente da República, um trabalho a quatro mãos com a participação e empenho do governador Ronaldo Caiado”.
Ferrovias em Goiás
O Governo do Estado aposta no estabelecimento de parcerias para impulsionar o transporte por ferrovias no território goiano. No dia 07 de julho, o governador Ronaldo Caiado formalizou, em Anápolis, a instalação do Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária (CETF), obra a ser executada em conjunto com o Ministério da Infraestrutura. O complexo será o maior na América Latina e deve receber um aporte financeiro de R$ 60 bilhões ao longo de 10 anos.
Em Rio Verde, o Terminal Intermodal da Ferrovia Norte-Sul, inaugurado no dia 27 de julho, recebeu um investimento de R$ 400 milhões, aplicados pela Rumo Logística, com uma parcela de R$ 185 milhões provenientes de empréstimo viabilizado junto do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). A estrutura possui capacidade de transporte de 11 milhões de toneladas por ano e pode movimentar cerca de 1,2 mil caminhões por dia. Além disso, a conclusão da Norte-Sul foi confirmada pelo governo federal para o mês de outubro. Em março, um trecho de 172 quilômetros da ferrovia, entre os municípios de São Simão e Estrela D’Oeste (SP), foi entregue.
Mineração
Também nesta sexta-feira (17), no Norte goiano, Caiado vistoriou as operações da Mineração Maracá, localizada no município de Alto Horizonte. Propriedade do grupo multinacional Lundin Mining, a mina a céu aberto de cobre e ouro emprega cerca de 2 mil pessoas, incluindo funcionários e contratados.
Foto:Júnior Guimarães e Hegon Correa
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

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Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

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