Vereador Thiarles Santos, que tentou desobrigar uso de máscara, morre de covid-19

O vereador Triarles Santos, de Uberlândia, morreu nesta sexta-feira (17), aos 34 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. Ele era um dos defensores de um projeto que desobriga o uso de máscaras de proteção contra a doença. O parlamenta, que ficou internado durante um mês, deixa esposa e quatro filhos.

No dia 16 de agosto, Thiarles defendeu nas redes sociais o fim do uso das máscaras. ”Jamais irei fazer qualquer distinção entre vacinados e não vacinados. Vamos lutar pelo não uso de máscara quando tivermos com 70% de vacinados, ou já tiverem contraído a doença”. No mesmo dia, ele testou positivo para coronavírus.

O Projeto de Lei (PL) chegou a ser protocolado na Câmara Municipal em agosto, mas não chegou a ser discutido nas sessões ordinárias. No texto que justifica a proposta, Thiarles deu explicações não comprovadas por órgãos, de como a medida beneficiária pessoas que sofrem com problemas respiratórios.

“O ar quente dentro da máscara pode dificultar a respiração e desencadear crises respiratórias, como crises de asma. Se a máscara for muito apertada, pode desencadear ansiedade, alterando padrões respiratórios e causando muito desconforto”, afirmou ele. Não existe estudos que comprovem isso. Na defesa, ele ainda reforça que o projeto visava desobrigar e não impedir, que as pessoas usassem máscara na cidade.

Traqueostomia

Depois de testar positivo, o vereador disse nas redes sociais que estava se recuperando bem, com tratamento em casa. No entanto, seu caso agravou e ele precisou ser transferido para um hospital.

Na terça-feira (14), Thiarles apresentou uma forte instabilidade. Uma traqueostomia foi cogitada para aliviar a situação, mas foi adiada. Com os pulmões bastantes comprometidos, ele não resistiu e morreu.

Uso de máscaras

O uso de máscaras em Uberlândia é obrigatório. A cidade já registrou 134 novos casos nas últimas horas e tem 66% dos leitos de UTI da rede municipal ocupados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos