O incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros completou uma semana e já consumiu uma área equivalente a 18 mil campos de futebol. No domingo (19), bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e voluntários atuaram para combater novos focos de fogo. A polícia investiga se incêndios são criminosos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas já consumiram 18,6 mil hectares da vegetação. Logo cedo, brigadistas combateram uma grande queimada às margens da GO-239, em Alto Paraíso de Goiás. Com a ajuda de sopradores e dos aviões carregados com água, o fogo foi controlado.
“Empreendemos esforços durante toda a manhã para debelar esse incêndio, que ameaçava o Parque Nacional, ele foi debelado por volta de 12h e as equipes do ICMBio permanecem no terreno fazendo o monitoramento para evitar a reignição desse incêndio”, contou o capitão Luiz Antônio Dias Araújo, dos bombeiros.
Ainda segundo o capitão, as equipes seguem fazendo o monitoramento das áreas durante a noite. “O serviço de monitoramento continua em outros dois pontos e ele vai se estender durante toda a noite para que a gente tenha certeza absoluta que não há risco de reignição”, disse.
O Parque Estadual Águas do Paraíso, que reabriria neste domingo, continuou fechado. Segundo o ICMBio, não há focos de incêndio no interior do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que segue recebendo turistas. Os brigadistas, bombeiros e voluntários estão controlando as chamas no entorno imediato.
Informações: G1 Goiás