Após dois anos, Flipiri agita Pirenópolis

Após dois anos suspensa por conta da pandemia da Covid-19, a Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri) volta a acontecer na cidade. A 11º edição começou na quinta-feira (23) e vai até a noite de hoje (25/09) com atividades híbridas.

O tema escolhido para este ano é “E o mundo não acabou”. O objetivo é de que as pessoas possam refletir sobre o atual período e a importância dos livros nesse momento, visto que muitos ainda estão passando pelo isolamento social. Ontem (24) o cantor e compositor Toquinho fez um show em homenagem ao escrito Vinícius de Moraes em plena Praça da Matriz.

Além disso, haverá a Carreta Biblioteca do SESC-GO com livros e gibiteca na Praça Matriz de Pirenópolis das 8h as 19h, nos dias 24 e 25 de Setembro.

Programação

O evento reúne mais de 80 atividades ofertadas de forma gratuita, entre elas palestras, oficinas, lançamentos de livros, teatro e atrações musicais.

Fique por dentro do que rola neste sábado, ainda dá tempo de aproveitar:

9h às 10h – Oficina e lançamento do livro “A musicalidade dos bebês: educação e desenvolvimento” e Teatro Mirim 7 a 10 anos: Ser diferente é normal!

9h às 10h30 – Encontro de Ilustradores – Bate papo.

10h30 às 12h – Encontro com os coordenadores das Escolas Estaduais sobre a criação de Festas Literárias.

11h às 12h – Apresentação teatral: “Deu rato na biblioteca” – Após o espetáculo, autógrafos com as autoras Célia Madureira e Raquel Gonçalves.

11h às 12h – Ler com bebês e crianças: dicas para compartilhar leituras e multiplicar afetos. Lançamento do livro e prática de leitura compartilhada com bebês e crianças.

11h às 12h – Bate papo literário na Rádio Jornal Meya Ponte (87,9 FM).

14h às 16h30 – Soletra Pirenópolis (Salas 01, 02 e 03)

14h às 15h30 – Brincando com histórias e brincadeira, na confecção de um personagem utilizado na contação da história.

14h às 15h30 – Café e Prosa: um bate-papo sobre o autismo.

15h às 16h – Mulherio das Letras – Regional do Centro-Oeste e Maria Cobogó.

15h às 16h – Flipiri Independente.

16h às 17h – Teatro Kids – “Baú de Histórias”, Lançamento do livro: “O chapéu do Abel” da autora Débora Bianca – Editora Franco e Lançamento do livro: “Dona Baratinha e a cidade desbaratinada” da autora Paula Andrade – Editora Mais Amigos.

16h15 às 17h30 – Bate-papo sobre infâncias. Era uma vez… artes: literatura e música nas infâncias. Para a comunidade em geral.

16h15 às 17h15 – Oficina e lançamento de livro “Educação musical: vivências sonoras na escola”.

17h às 18h – Espetáculo Musical: Turma do Caracol, Lançamento de livro: “Venha conhecer Goiás” da Autora Dani de Brito – Editora Mais Amigos, Lançamento de livro “Venha conhecer Pirenópolis” da autora Iris Borges – Editora Mais Amigos e Palestra com o Ministro Augusto Nardes, do (TCU), sobre a importância da adoção de ferramentas da governança para diminuir a improvisação e a cultura de “apagar incêndios” no setor público.

19h30 às 20h30 – Show com Banda Phoenix

18h às 19h – Lançamento do livro: “A Turma do Caracol” do autor André Cerino – Editora Ninho da Palavra, Sarau Poético, Lançamento do livro: “A Turma do Caracol” do autor André Cerino – Editora Ninho da Palavra.

18h15 às 19h30 – Mesa Redonda “Registros Históricos”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp