Basileu França abre vagas para segundo semestre

O Instituto Tecnológico de Goiás – Artes Basileu França (ITEGO) – abre inscrições de 03 à 28 de julho, nas áreas de Arte Educação, Artes Visuais (vagas remanescentes), Circo, Dança, Música e Teatro. No ato da inscrição, que acontece na secretaria da escola, das 7h30 às 18h, o candidato será informado sobre teste de aptidão, teste de nível ou de condicionamento físico, dependendo da faixa etária e do curso escolhido. Informações detalhadas e número de vagas para cada curso, vão estar no mural da instituição a partir de 03 de julho.

Cursos

Arte-educação – Atende crianças de 05 a 08 anos, promovendo a iniciação artística como base e referência para o ingresso no FIC (Formação Inicial e Continuada), nas áreas de artes visuais, música, dança, circo e teatro. Períodos matutino e vespertino.

Artes Visuais – Nas modalidades pintura, desenho, cerâmica, porcelana, aerografia, cartonagem, bonecas e objetos em tecido, decoração de festas, restauração de arte sacra, repaginação de móveis, história da arte, ilustração e desenho digital e produção de histórias em quadrinhos e fanzines.

Circo – Estão sendo ofertadas vagas para arte circense infantojuvenil, de 08 a 13 anos, formação em artes circenses adulto e curso livre em tecido acrobático. As vagas são oferecidas em três turnos.

Dança – As vagas ofertadas estão distribuídas em diversas modalidades e níveis, que vão desde o ballet baby class, para crianças de 5 anos, passando pelo ballet preparatório, ballet clássico, dança moderna contemporânea, dança de salão, dança urbana, dança do ventre, interpretação para musicais e ainda, Cia Basileu França de Teatro Musical e Cia de Dança Basileu França.

Música/Instrumento – Aulas ofertadas em 3 turnos, para canto popular, canto erudito, piano popular, piano erudito, bateria, guitarra, clarineta, saxofone, trompete, trombone, tuba, contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico e acordeon. E ainda, vagas para ingresso nos corais.

Teatro – As vagas são para formação inicial e continuada, que tem como objetivo capacitar atores mirins com idade de 9 a 13 anos e curso livre, para candidatos acima de 14 anos, que desenvolve habilidades específicas, como interpretação para câmara ou palhaçaria teatral.

O Instituto Tecnológico em Artes Basileu França, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está localizado na Avenida Universitária nº 1750, Setor Universitário.

Fonte: Goiás Agora

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% no terceiro trimestre deste ano, acima da média (6,4%) e do índice observado entre os homens (5,3%). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o índice de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que o dos homens no terceiro trimestre do ano. O instituto destaca que a diferença já foi bem maior, chegando a 69,4% no primeiro trimestre de 2012. No início da pandemia (segundo trimestre de 2020), a diferença atingiu o menor patamar (27%).

No segundo trimestre deste ano, as taxas eram de 8,6% para as mulheres, 5,6% para os homens e 6,9% para a média. O rendimento dos homens (R$ 3.459) foi 28,3% superior ao das mulheres (R$ 2.697) no terceiro trimestre deste ano.

A taxa de desemprego entre pretos e pardos superou a dos brancos, de acordo com a pesquisa. A taxa para a população preta ficou em 7,6% e para a parda, 7,3%. Entre os brancos, o desemprego ficou em apenas 5%.

Na comparação com o trimestre anterior, houve queda nas três cores/raças, já que naquele período, as taxas eram de 8,5% para os pretos, 7,8% para os pardos e 5,5% para os brancos.

A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos