SP: Sem dinheiro para comprar gás, mulher morre ao tentar cozinhar com álcool

Geisa Sfanini, de 32 anos, teve 90% do corpo queimado ao tentar cozinhar com álcool combustível em casa em Osasco, na Grande São Paulo. Ela teve a morte confirmada pela vizinha Mônica Teixeira de Oliveira, de 34 anos, nesta segunda-feira (27).

A vítima estava internada na Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital Geral de Vila Penteado, na Zona Norte de São Paulo. De acordo com Mônica, Geisa passava por dificuldades financeiras e estava sem dinheiro para comprar gás de cozinha.

Bebê de 8 meses também sofreu queimaduras

O filho de Geisa, de apenas 8 meses de idade, também sofreu queimaduras em 18% do corpo, do lado esquerdo do rosto, no braço esquerdo e na perna esquerda. Ele estava internado no pronto-socorro do Hospital Antônio Giglio mas se recuperou e hoje está com o pai.

Geisa e o filho Lucas Gabriel viviam em um quarto e cozinha pagos pela Prefeitura de Osasco, através de um programa de bolsa aluguel, destinado a famílias em situação de vulnerabilidade. Ela estava desempregada e sustentava a casa com cerca de R$ 375 que recebia do Bolsa Família, além de bicos como vendedora de perfume.

Segundo os bombeiros que atenderam a família, não houve explosão nem princípio de incêndio na casa. O fogo produzido pelo etanol causou queimaduras de segundo grau nas duas vítimas.

No local, os agentes encontraram dois tijolos e uma grelha em cima do fogão, que segundo eles era utilizado para tentar cozinhar usando outros produtos de combustão.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp