Bela Vista: Idoso é preso suspeito de estuprar ao menos cinco crianças

Bela Vista: Idoso é preso suspeito de estuprar ao menos cinco crianças

Um idoso foi preso na última sexta-feira (1º), em Bela Vista de Goiás, suspeito de estuprar cinco crianças e adolescentes na região metropolitana de Goiânia. Segundo a Polícia Civil, Adelirton Jerônimo do Nascimento, de 63 anos, teve a prisão preventiva decretada após estuprar uma menor de 14 anos.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Magda D´Ávila, a vítima tinha apenas 9 anos quando Adelirton a abusou sexualmente. O crime aconteceu quando a menor visitou a fazenda do suspeito. A menina criou coragem para denunciar após saber de outras vítimas, conforme explicado pela delegada.

Idoso abusava de parentes

Ainda segundo as investigações, três das vítimas são parentes do idoso e foram vítimas do abusador por vários anos. Uma das vítimas, por exemplo, sofreu o abuso durante nove anos, sendo que o idoso praticou o crime contra ela pela primeira vez quando a vítima tinha apenas cinco anos de idade.

Outra, sofreu durante 12 anos, e o crime foi aconteceu pela primeira vez quando ela tinha 10. Já outra vítima quando tinha 10 anos de idade. Todos os abusos ocorreram em Goiânia.

Ainda de acordo com a delegada Magda, outra menor teria sido abusada quando era vizinha de Adelirton, em Aparecida de Goiânia. A vítima tinha apenas 13 anos de idade na época do crime.

“Devido à quantidade de vítimas em cidades diferentes, e também pelo tempo transcorrido, a gente acredita que podem existir outras vítimas. Por esse motivo, a foto do autor está sendo divulgada, de acordo com a Portaria nº 547/2021 da Polícia Civil de Goiás e Lei 13.869”, destaca a delegada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp