Governo de Goiás faz entrega histórica de 637 moradias em Uruaçu

Distante 300 quilômetros de Goiânia, Uruaçu recebe hoje (28), a caravana do programa Goiás na Frente, que será marcada pela entrega histórica de 637 unidades habitacionais em cinco residenciais. Esta é a maior entrega de moradias realizada pelo governo estadual no Norte do Estado, construídas pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) em parceria com a prefeitura, entidades sociais e o governo federal. A solenidade de entrega das moradias será às 16 horas, no Residencial Quilombola Borges.

Uruaçu é berço de uma das mais antigas e numerosa comunidade quilombola urbana do Estado, com mais de 300 famílias representadas pela Associação Comunidade Quilombola Urbana João Borges Vieira, certificada pela Fundação Palmares. A comunidade recebe do governador Marconi Perillo o Residencial Quilombola Borges, com 150 casas construídas por meio de convênio da Agehab com essa associação e o governo federal.

Também serão oficialmente entregues outras 446 moradias, distribuídas em três residenciais, concluídas no ano passado e liberadas para as famílias contratadas. Essas moradias foram construídas nos residenciais Marisa dos Santos Pereira (150 unidades habitacionais), Jorgina dos Santos Rodrigues (150 unidades habitacionais) e Dom José da Silva Chaves (146 unidades habitacionais).

O governador entrega outro residencial no município, no Setor Francisco Martins de Carvalho, com 41 unidades, construído pela Agehab em parceria com a prefeitura e o programa federal Oferta Pública Sub-50/II – que atende municípios com menos de 50 mil habitantes. A equipe da Agehab atenderá às famílias na estrutura do evento para a entregar as autorizações de mudança.

O presidente da Agehab, Luiz Stival, destaca que desde 2011 o governo do Estado tem feito uma revolução na área de moradia nos 246 municípios. “Goiás hoje é referência para o País em execução de programas habitacionais exitosos. A equipe da Agehab trabalha com muito compromisso para cumprir todas as metas traçadas pelo governador na área de moradia. Já entregamos mais de 14 mil moradias. Estamos com uma agenda intensa este ano, com mais de 19 mil moradias em fase de conclusão. Trabalhamos com as prefeituras e a Caixa para fechar a contratação de 30 mil novas moradias do Goiás na Frente para os próximos dois anos”, salienta.

Os investimentos do Governo de Goiás na área de habitação em Uruaçu são da ordem de R$ 10 milhões, provenientes do programa Cheque Mais Moradia que, na parceria com o governo federal, chegam a R$ 45 milhões. O Governo de Goiás também já contemplou mais de 600 famílias de Uruaçu com reforma habitacional, de um convênio em andamento para melhorias de mil moradias precárias. São mais de 1,2 mil famílias já beneficiadas no município com casa própria e melhorias habitacionais.

Fonte: Gerência de Comunicação Agehab

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp