Goiânia: Biometria facial começa a ser utilizada no passe livre estudantil

Começou nesta terça-feira (5), em Goiânia, a utilização da biometria facial em alunos beneficiados pelo Passe Livre Estudantil, no transporte público da capital. De acordo com a RedeMob, Rede Metropolitana de Transportes Coletivos, o registro irá acontecer de forma automática nos ônibus, terminais e estações.

A RedeMob informou ainda que ,esmo com a biometria facial, o estudante deve seguir usando normalmente seu cartão Sitpass. O objetivo do recurso é garantir o uso correto do titular beneficiado. Ao todo, quase 60 mil estudantes fazem parte do programa.

A câmera captura a biometria facial em alta resolução e registra fotos da pessoa no momento da validação do cartão. Ao ter a biometria registrada, o sistema compara as fotos de quem utilizou o serviço com a foto armazenada no cadastro. Caso as fotos não coincidam, o cartão é bloqueado.

20 mil cartões bloqueados

Ao G1, a gerente do RedeMob Consórcio, Flávia Tillann, contou que, desde que a biometria facial foi implantada em janeiro para idosos e deficientes, 20 mil cartões já foram bloqueados.

“Ao detectar o uso indevido, o cartão é bloqueado por 30 dias, depois 60 dias e em seguida por 90 dias, podendo até chegar à extinção do benefício”, ressalta a gerente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem é preso por incendiar viatura da PM em Goiânia

Na última quarta-feira, 20, um homem foi preso após provocar um incêndio em uma viatura da Polícia Militar (PM) em Goiânia. O incidente ocorreu na Vila Mutirão, uma região da cidade, mas foi divulgado apenas nesta quinta-feira, 21.

De acordo com as informações, o suspeito utilizou gasolina para atear fogo no veículo, deixado ao lado do carro o galão utilizado para transportar o líquido. Ele confessou o crime logo após ser detido pela polícia.

Em depoimento, testemunhas informaram ter visto o detido comprando combustível em um local próximo onde a viatura estava presa. Câmeras de segurança mostram quando o suspeito sai do local em uma bicicleta.

O suspeito foi encontrado horas depois em uma oficina mecânica no Jardim Colorado, também na capital.

Em nota, a PM informou que a situação foi controlada pelos policiais que estava próximo ao local. O detido, que possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi preso em flagrante por dano qualificado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos