As plantas carnívoras são espécies de vegetais que possuem o poder de digerir insetos e até pequenos animais. Estima-se que, em todo o mundo, existam cerca de 600 espécies. A presença de uma enzima digestiva possibilita a planta carnívora se alimentar de forma diferente das demais. Com espécies aquáticas e terrestres, grandes e pequenas, adaptadas a diferentes climas, as plantas carnívoras estão espalhadas por todo o mundo, e para te ajudar a identifica-las preparamos uma lista com 10 delas.
10. Darlingtonia californica
Captura insetos por meio de um buraco no qual eles entram e são envolvidos em uma secreção viscosa imobilizadora. Também é conhecida como planta-cobra.
9. Utricularia reniformis
Utricularia reniformis é uma grande planta carnívora perene que pertence ao gênero Utricularia. U. reniformis é endêmica no Brasil.
8. Nepenthes rajah
Originárias da ilha de Bornéu, também se alimentam de insetos e, para tanto, utilizam um jarro anexo às suas folhas. Estão entre as maiores espécies de plantas carnívoras conhecidas e, em casos mais raros, podem atingir até meio metro de altura.
7. Pinguicula esseriana
Natural do México, trata-se de uma das menores espécies de plantas carnívoras existentes.
6. Drosera spatulata
Com movimentos lentos, essa planta captura suas presas por meio de tentáculos presentes nas folhas. Para segurar as presas, ela libera um líquido pegajoso produzido pelos tentáculos.
5. Sarracenia leucophylla
A Sarracenia leucophylla, também conhecida como planta de jarro branca, é uma planta carnívora do gênero Sarracenia. Essa planta tem origem no Canadá e no leste dos Estados Unidos e quando cultivada precisa tomar a luz do sol diretamente.
4. Drosophyllum lusitanicum
Único exemplar da família Drosophyllaceae, essa planta tem como característica a capacidade de capturar vários insetos ao mesmo tempo por meio de seus pelos. É originária da região norte do Marrocos, da Espanha e de Portugal.
3. Dionaia muscipula
A Dioneia, também conhecida como apanha-moscas, é uma planta carnívora que captura e digere a presa animal. A estrutura de captura é formada por dois lóbulos unidos pela base e presos na ponta de cada uma das folhas.
2. Genlisea
Geralmente conhecida como planta saca-rolhas é composta por 21 espécies que crescem , geralmente em terreno úmido ou semi-aquáticos, sendo encontradas na África, América Central e do Sul.
1. Utricularia vulgaris
Utricularia vulgaris é uma espécie aquática encontrada na Ásia e na Europa. A planta é flutuante e não cria raízes. As hastes podem atingir comprimentos superiores a um metro em uma única estação de crescimento, mas morrem e formam turiões no inverno.