Detentos fazem rebelião no presídio de Trindade

Detentos da Unidade Prisional de Trindade, região Metropolitana de Goiânia, realizaram uma rebelião no início da tarde desta quinta-feira (07). O motim ocorreu após detentos de uma ala discordarem dos procedimentos operacionais padrão estabelecidos na unidade.

Durante a rebelião, alguns presos tentaram fugir por um buraco na parede de uma das celas, mas foram surpreendidos por agentes. A ação contou com o apoio dos Policiais do Grupo de Operações Penitenciária Especiais (Gope) e da Companhia de Policiamento Especializado (CPE).

Em nota a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária ( DGAP), informou:

“A ordem e disciplina na Unidade Prisional Regional de Trindade foram rapidamente restabelecidas após detentos do presídio tentarem subverter a segurança do local, nesta quinta-feira (7/10). O princípio de motim ocorreu após detentos de uma ala discordarem dos procedimentos operacionais padrão estabelecido no ambiente penal.

Durante a retomada da ordem, ficou constatado que não houve fuga de nenhum detento. Eles entaram ter acesso ao lado externo da unidade por meio de um buraco perfurado na parede de uma das celas. De imediato, todos foram contidos, evitando assim possível fuga.

Policiais do Grupo de Operações Penitenciária Especiais (Gope) e da Companhia de Policiamento Especializado (CPE) auxiliaram no controle do cárcere.

Procedimentos administrativos internos estão sendo abertos para apuração dos fatos e aplicação das sanções disciplinares aos detentos envolvidos na ocorrência, conforme determina a lei.

Neste momento, estão sendo realizados procedimentos de pós controle da ordem e disciplina no local, com o objetivo de garantir a segurança na unidade prisional.”

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos