Maria Bethânia é eleita nova imortal da Academia de Letras da Bahia

A cantora baiana Maria Bethânia de 75 anos vai ocupar a Cadeira 18, do historiador e professor Waldir Freitas Oliveira, que morreu em junho, foi eleita nesta segunda-feira (11) a mais nova imortal da Academia de Letras da Bahia (ALB).

Apesar da cantora não ter uma produção literária de destaque, a ALB usou como justificativa para a eleição, o fato da cantora ser “uma defensora das letras”, e “divulgar em seus espetáculos as obras de nomes como Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Sophia de Mello Breyner Andresen, Guimarães Rosa entre outros.”  A Academia de Letras da Bahia ainda destacou que Bethânia “escreveu e divulgou textos de sua própria autoria, tendo pontuais incursões na composição”.

Nos registros literários, Bethânia aparece como autora de poucas obras, entre elas, Omara & Bethânia – Cuba & Bahia, livro que acompanhou o DVD de mesmo nome, que registrou o encontro da baiana com a cantora cubana Omara Portuondo.

Entre as poucas composições de Bethânia estão canções como Trampolim, Luz da Noite, Pássaro Proibido e Caras e Bocas, todas em parceria com o irmão Caetano Veloso. Além de Carta de Amor, com Paulo César Pinheiro e outras duas composições com Rosinha de Valença, Cana Caiana e Reino Antigo.

Nascida em Santo Amaro da Purificação, Maria Bethânia Teles Veloso tem 75 anos e tem mais de 55 anos de carreira na música.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fernanda Paes Leme fala sobre a importância de relações genuínas em 2024

Fernanda Paes Leme recentemente compartilhou abertamente sobre a “limpa” que fez em seu círculo de amizades. Em uma reflexão sobre o ano de 2024, a apresentadora falou sobre o processo de reorganização que passou em sua vida social, optando por deixar algumas relações seguirem seu curso naturalmente e encerrando outras ao perceber intenções menos genuínas.

A revelação de Fernanda Paes Leme veio em meio a especulações sobre um possível distanciamento entre ela, Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso. Em seu perfil no TikTok, a artista disse que teve um ano de muitas mudanças e decidiu cortar algumas relações que não valorizavam mais sua presença. Ela compartilhou a experiência de se afastar de pessoas que gradualmente se distanciaram, levando-a a refletir sobre as razões por trás disso.

Ao falar sobre o assunto, Fernanda destacou o sentimento de questionamento que surge ao perceber essas mudanças nas relações interpessoais. Ela revelou que, às vezes, podemos nos sentir culpados ou confusos quando pessoas deixam de fazer parte de nossas vidas, mas ressaltou a importância de aceitar que cada um tem seus motivos e suas verdades para seguir adiante.

A influenciadora compartilhou o sentimento de surpresa ao perceber que, apesar de seu esforço e dedicação nas relações, algumas pessoas optaram por se afastar. Essa experiência a levou a uma jornada de autoconhecimento e valorização de si mesma, compreendendo que é fundamental priorizar conexões genuínas e saudáveis em sua vida.

Para ficar por dentro de todas as novidades sobre o universo dos famosos e do entretenimento, acompanhe o perfil Metrópoles Fun no Instagram. Lá você encontrará informações atualizadas e conteúdos envolventes sobre o mundo das celebridades. Acompanhe as notícias mais recentes e curiosidades sobre seus artistas favoritos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp