Projeto de Lei pretende obrigar agressor a pagar por abuso de animais

Animais sendo maltratados. (Foto: Reproduçāo)

Tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás um projeto que pretende obrigar acusados de abuso de animais a custearem despesas de tratamentos veterinários. O projeto, de autoria do deputado Jefferson Rodrigues (Republicanos), determina que todos os gastos decorrentes da agressão fiquem sob responsabilidade do agressor.

Segundo o texto do PL 547/2021, o agressor fica obrigado a ressarcir a Administração Pública Estadual dos custos relativos aos serviços públicos de saúde veterinária prestados para o tratamento do animal em recuperação.

“Acredito ainda que apenas a responsabilização penal e material não sejam suficientes para mudar o comportamento dos agressores, por isso, é necessário que sejam oferecidas palestras para conscientizar e ressocializá-los”, comenta o deputado Jefferson Rodrigues.

A proposta vem na intenção de completar a lei federal 1.095/2019. Em junho de 2020, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei, que aumenta a punição para quem pratica abuso e maus-tratos a animais. A legislação trata de animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos.

De acordo com o deputado, a administração pública deve criar condições favoráveis para garantir o cumprimento da lei, em especial com a atuação direta da Secretaria do Meio Ambiente juntamente com a Procuradoria do Estado de Goiás.

“A Secretaria do Meio Ambiente deve possibilitar a conscientização do agressor juntamente com terceiro setor, e até mesmo realizar a cobrança dos valores e, sendo necessário, a PGE pode acionar o judiciário, para tomar as medidas cabíveis”, explica.

Diante disso, além de tornar obrigatória a responsabilização financeira, o projeto também tem a intenção de promover a ressocialização do agressor. Ou seja, a ideia também é oferecer oportunidade de conscientização, a fim de evitar a reincidência. A partir daí, então, o deputado acredita ser possível reduzir o número de casos de maus-tratos no Estado.

Abuso de animais na legislação

Em Goiás, um outro projeto em tramitação desde 16 de julho também propõe o custeamento de tratamentos por agressores. A proposta do deputado estadual Delegado Eduardo Prado (DC) assemelha-se a de Jefferson Rodrigues, buscando responsabilizar agressores por gastos decorrentes do crime.

Esta, no entanto, não inclui a possibilidade de ressocialização e conscientização dos agressores após a condenação.

Atualmente, a lei federal define que a punição por maus tratos e abuso de animais tem pena de reclusão de dois a cinco anos. Além disso, a acusação pode gerar multa e a proibição de guarda. O crime consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp