Famosa pelas belas paisagens e principalmente por suas cachoeiras, a cidade histórica de Pirenópolis é um dos principais destinos conhecido pelos goianos que querem relaxar, curtir um bom passeio e descansar sem percorrer longas distâncias. Fundada como um pequeno arraial em 1727, a cidade do interior de Goiás, tombada como Patrimônio Nacional, ainda conserva um pouco de seu aspecto antigo com ruas de pedra históricas, igrejas, culinária tipicamente goiana, hospedagens dos mais variados estilos e valores, além der ser palco de festividades populares como as Cavalhadas, e eventos como festivais de fotografia, culinária e o famoso Canto da Primavera.
Já deu para perceber que Pirenópolis vai muito além das cachoeiras e belas paisagens, que por si só já são motivo de sobra para visitar a região. Preparamos um guia especial para quem quer conhecer a verdadeira Pirenópolis, com sua história e atrações que fazem da cidade um verdadeiro tesouro no coração de Goiás. Vem conferir!
História
Para os apreciadores de história o município reserva grandes surpresas e pontos turísticos que vão desde construções históricas, até igrejas, museus e é claro as famosas ruas de pedra!
1. Centro histórico
Pirenópolis tem quase um terço de sua área total tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico. A preservação desse da região começou na década de 1989, quando os principais monumentos foram tombados, e a partir de então foram promovidas várias ações no sentido de preservar todo o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do município.
Passeando pelo Centro Histórico da cidade você vai se deparar com traçados irregulares da arquitetura barroca, de influência Colonial, adaptados de forma orgânica às curvas do terreno e com grande influência de arquitetura religiosa, com torres de igrejas se destacando na paisagem. Já a arquitetura civil recebeu influência portuguesa, com construções marcadas por sacadas em pedra ou madeira, fachadas contíguas e grandes quintais, adaptadas ao clima tropical do local.
2. Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Símbolo da tradicional cultura pirenopolina, esta majestosa e monumental igreja é considerada como um dos principais e mais antigo monumento histórico e religiosos de Goiás, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, padroeira dos moradores da cidade. O local passou por inúmeras fazes dentre elas o abandono, a revalorização histórica, incêndio, e reconstrução.
Festivais e Festas Folclóricas
Para quem adora uma boa festa, a cidade de Pirenópolis também não deixa a desejar! O destino conta com festividades religiosas, gastronômicas e artísticas que ocorrem em diferentes épocas do ano a atraem turistas de todas as regiões do Brasil.
1. Festival Gastronômico de Pirenópolis
O Festival Gastronômico de Pirenópolis acontece desde 2003 e reúne na cidade renomados chefs de Goiás e outros estados. Durante 4 dias, apreciadores da boa culinária degustam iguarias com os ingredientes típicos do cerrado, além de uma série de eventos artísticos e musicais que ajudam a animar a cidade.
A última edição do festival foi realizada em 2019.
2. Canto da Primavera
Para os fãs da música goiana uma ótima notícia, o Canto da Primavera está de volta em formato presencial em 2021! O festival, que acontece desde 2000, busca trazer a miscigenação da música brasileira, em seus mais variados estilos e linguagens, sendo um dos maiores eventos de Pirenópolis e do Estado de Goiás, atraindo pessoas de diversos lugares para assistirem aos shows e participarem de oficinas.
Este anos o evento está confirmado de maneira presencial dos dia 30 de novembro ao dia 05 de dezembro. As inscrições para shows e oficinas ainda podem ser realizadas até o dia 18 de outubro pelo site oficial.
3. Photo Pirenópolis
Pirenópolis é um dos cenário mais fotografados na região goiana. Com a finalidade de valorizar, estimular, promover e projetar a diversidade cultural e ambiental do local, o evento Photo Pirenópolis é realizado pelo Instituto Pireneus e reúne centenas de pessoas participando de oficinas, que abordam técnicas, mercados e temáticas atuais da fotografia, como turismo, moda e fotojornalismo.
4. Cavalhadas
Um dos principais símbolos da cidade de Pirenópolis, as Cavalhadas foram encenadas pela primeira vez em 1826, por iniciativa do padre Manuel Amâncio da Luz, quando imperador. Sua origem é portuguesa e representa a luta travada entre os mouros e cristãos no ano 800 DC. Antigamente, a festa era apresentada no largo da Matriz e hoje é feita no campo das cavalhadas com camarotes, palanques e arquibancadas, ao som de banda musical, e com duração de três dias.
5. Festa do Divino
Trata-se de uma grande festa religiosa que cultua o Divino Espírito Santo. Chegou ao Brasil sob influência dos jesuítas e se espalhou por diversas regiões. Foi trazida a Pirenópolis na metade do século XVIII, havendo registros a partir de 1819. Ao todo, são cerca de doze dias de festa, sendo o domingo, o dia mais apreciado que contam com missas, fogueiras (a lenha é trazida por 20 carros de boi), fogos, leilões e barraquinhas.
A noite pirenopolina
Além de charmosa e cheia de cenários para fotos incríveis, a cidade de Pirenópolis também conta com uma agitada vida noturna baseada principalmente na culinária e é claro em um bom drink!
1. Rua do Lazer
A Rua do Lazer é hoje um atrativo consagrado em Pirenópolis, trata-se do ponto de encontro de festas, shows, gastronomia e lazer. Está localizada uma quadra da histórica Rua do Rosário e conta com vários restaurantes e bares que servem uma diversificada gastronomia, instalados em casas dos estilo colonial, iluminadas por postes de luz de um amarelo romântico.
Um pouco mais afastado, os mais jovens e solteiros costumam curtir a noite nas margens do Rio das Almas, lá estão os botecos mais animados além de uma privilegiada vista para o rio.
Para quem quiser curtir um pouco mais a cidade, outro passeio agradável durante a noite é na Praça do Coreto, onde acontece uma feira de artesanato, bijuterias e que conta com bancas diversas, inclusive algumas de comida e bebida.
Culinária
Os bons restaurantes também são marca registrada na cidade. Um dos principais polos gastronômicos de Goiás, Pirenópolis possui representantes da culinária local, regional e internacional. Considerada como berço da cultura goiana, por ser uma das primeiras cidades do estado, possui uma culinária local representada por pratos típicos como o arroz com pequi, a pamonha, o empadão, a guariroba, a paçoca de pilão, as quitandas e os doces.