Dragão derruba o Atlético-MG e volta a vencer no Antônio Accioly

Atlético-GO x Atlético-MG comemoração do Dragão

Pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Dragão superou o Galo em Goiânia. O Atlético-GO saiu perdendo, mas virou para 2×1 e voltou a ganhar no Estádio Antônio Accioly após dez jogos sem vencer no local. O ex-jogador rubro-negro Nathan Silva  abriu o placar, mas os donos da casa contaram com gols de Janderson e Oliveira para sair com os três pontos.

O primeiro tempo teve as ações muito travadas, com apenas dois lances de destaque. Aos quatro minutos, um cruzamento foi feito na área e Gabriel Baralhas impediu a passagem da bola com o braço. O árbitro analisou o lance no VAR, entendeu que não era um lance faltoso e optou por não marcar pênalti. Na faixa dos 30, Janderson passou no meio de dois marcadores e finalizou para boa defesa de Everson. No rebote, o goleiro visitante voltou a trabalhar quando Zé Roberto arrematou de longa distância.

A virada do Dragão

A segunda etapa foi mais recheada de lances importantes. Aos 13, Nathan Silva cabeceou após cobrança de escanteio e inaugurou o marcador, ele que atuava justamente pelo Dragão no início deste ano. Aos 17, Janderson bateu por baixo de Everson e empatou a peleja. O Galo pressionou em busca do triunfo, mas o Dragão virou o placar com o zagueiro Oliveira. Na jogada, Janderson jogou a bola na área e o defensor rubro-negro dominou como um centroavante para arrematar com precisão. A torcida presente no Antônio Accioly comemorou muito o resultado, quebrando uma marca de dez partidas sem vencer no estádio.

Com o resultado, o Atlético-GO ficou na 11ª posição do Campeonato Brasileiro, alcançando os 34 pontos. Apesar da derrota, o Atlético-MG ainda continua na liderança da competição, com 56 pontos. O próximo compromisso do Dragão é na outra segunda-feira (25), diante do Grêmio, novamente no Antônio Accioly. O Galo, por sua vez, enfrenta o Cuiabá no domingo (24), em Belo Horizonte.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Contratos em jogo: Flamengo enfrenta 2025 com cinco peças-chave em avaliação

O Flamengo entra em 2025 com cinco jogadores no último ano de contrato, sendo eles Matheus Cunha, Cleiton, Varela e Pulgar, além de Pablo que retornou de empréstimo do Botafogo. Todos esses jogadores têm vínculo com o clube até dezembro do próximo ano, e suas situações estarão sob avaliação da gestão de Luiz Eduardo Baptista, o Bap.

Matheus Cunha, de 23 anos, chegou ao Flamengo em 2020 e se destacou principalmente sob o comando de Jorge Sampaoli em 2023, acumulando 50 jogos pelo clube com 30 vitórias, 11 empates e nove derrotas. A renovação de contrato do goleiro depende da nova rodada de negociação com o diretor de futebol José Boto.

Varela, contratado em julho de 2022 após suspensão de contrato com o Dínamo de Moscou, assinou com o Flamengo até dezembro de 2025. O lateral-direito uruguaio viveu altos e baixos no clube, sendo alvo de sondagens de clubes como River Plate e Peñarol, seu clube do coração.

Pulgar, volante chileno, está em fim de contrato após não conseguir chegar a um acordo de renovação com a gestão anterior. Titular absoluto nos últimos anos, Pulgar busca valorização salarial e não descarta uma possível saída para a Europa.

Cleiton, zagueiro de 21 anos, teve seu contrato renovado em 2022 e sua permanência ganha força após a saída de David Luiz. O jogador acumula 14 jogos pelo clube com 10 vitórias, três empates e uma derrota. Já Pablo, zagueiro emprestado ao Botafogo, se reapresentou ao Flamengo e sua situação ainda é indefinida.

Além dos jogadores do elenco profissional, jovens da base como Lucas Furtado, José Welinton e João Victor também estão com contratos se encerrando no fim de 2025. Caio Barone e Darlan possuem contrato até o meio da temporada.

O futuro dos jogadores do Flamengo em fim de contrato será avaliado pelo novo departamento de futebol sob o comando de Bap, juntamente com a comissão técnica de Filipe Luís. A renovação e novas contratações para os próximos anos serão decisões importantes para a formação do elenco do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp