Copa do Brasil tem empate rubro-negro e goleada do Galo

Athletico Paranaense x Flamengo, pela Copa do Brasil

A noite de Copa do Brasil entregou duelos emocionantes. Na Arena da Baixada, o Athletico Paranaense empatou com o Flamengo em 2×2. No Estádio do Mineirão, o Atlético Mineiro goleou o Fortaleza por 4×0, abrindo grande vantagem nas semifinais da atual edição. Os jogos da volta estão marcados para a próxima quarta-feira (27), às 21h30, e definirão os finalistas do torneio deste ano.

Emoção na Copa do Brasil

Em Curitiba, o Athletico Paranaense contou com o apoio de quase 10 mil torcedores em seu estádio. O público fez uma grande festa, mas foi frustrado logo aos 14 minutos. Em trama ofensiva do Flamengo, Gabriel Barbosa arrematou para o gol e a bola foi em cima de Thiago Maia. O volante dominou e chutou rapidamente, esbanjando oportunismo, para inaugurar o marcador. Os jogadores do Furacão reclamaram de impedimento, mas o lance foi checado no VAR e o gol foi validado.

No segundo tempo, o Athletico voltou totalmente diferente. O time treinado por Alberto Valentim pressionou a equipe do técnico Renato Gaúcho, e a estratégia rendeu frutos. Logo após cobrança de escanteio, Pedro Henrique subiu no segundo andar para cabecear com precisão e balançar as redes. Os mandantes persistiram na proposta agressiva, e Renato Kayzer virou o duelo aos 25, aproveitando cruzamento de Abner Vinicius e testando para o gol. O Flamengo tentou reagir, mas o Furacão continuou bem postado. Já nos acréscimos, então, Lucas Fasson deixou o braço no rosto de Rodrigo Caio e o árbitro marcou pênalti, com o auxílio do VAR. Pedro foi para a bola e cobrou no meio, deixando tudo igual na Arena da Baixada.

Goleada histórica

Pela primeira vez na história da Copa do Brasil, um time ganhou um jogo de semifinal por quatro gols de diferença. Em Belo Horizonte, com quase 20 mil torcedores presentes no Mineirão, houve um confronto de um time só. Desde o início, o Atlético-MG se impôs e não deixou o Fortaleza jogar. Aos 18 minutos, Guilherme Arana pegou rebote em cobrança de falta e mandou um belo chute por cima do goleiro Felipe Alves. Na marca dos 26, Keno cobrou tiro de canto e Réver marcou o seu 30º gol pelo Galo em sua 300º partida pelo clube. Aos 40, Hulk cabeceou no chão e marcou o terceiro. Logo no início do segundo tempo, então, ainda no minuto inicial, Zaracho fechou a goleada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Transfer Ban da Fifa: Clube mineiro é punido por dívida na negociação de meia com passagens por Cruzeiro e Ponte Preta

A dívida do DE com um clube português por uma negociação de um meia com passagens por Cruzeiro e Ponte Preta foi responsável pela aplicação do transfer ban pela Fifa ao Alvinegro, estreante na Série B do Campeonato Brasileiro e integrante da elite do Campeonato Mineiro desde 2021. Com isso, o time está impedido de inscrever novos jogadores.

O meia Wallisson, que está de volta ao clube de São João del Rei em 2025, foi vendido pelo Moreirense, equipe que ocupa a oitava posição no Campeonato Português, ao Alvinegro no início de 2024 e fez parte da campanha do DE na conquista do Troféu Inconfidência do ano passado.

Como o pagamento não foi efetuado, a Fifa aplicou o transfer ban ao time mineiro no dia 7 de janeiro. Com isso, o Alvinegro está impedido de inscrever atletas até que a pendência financeira seja solucionada. Os valores não foram oficializados pelo DE, mas o ge apurou que o débito gira em torno de R$ 4 milhões.

O ge pediu posicionamento ao Moreirense, mas ainda não recebeu retorno. A matéria será atualizada se o clube enviar resposta.

A reportagem entrou em contato com o DE para atualizar a situação. De acordo com a comunicação do time mineiro, a nota publicada no dia 7 de janeiro segue valendo. Nela a SAF de São João del Rei alega que o pagamento não foi efetuado em razão de uma “questão sistêmica”. O clube afirmou ainda que havia solicitado os dados necessários para fazer o pagamento ainda no dia 7 de janeiro, terça-feira, para regularizar a situação.

Ex-Democrata GV e Volta Redonda, Wallisson foi vendido pelo Cruzeiro ao Moreirense em 2023. Posteriormente, o atleta foi negociado com o DE em janeiro de 2024. No meio do ano passado, o Esquadrão emprestou o jogador ao América-MG. Com o fim do contrato, o atleta retornou ao DE para a disputa das competições de 2025.

O DE Club SAF informa que, em decorrência de uma questão sistêmica no pagamento de uma negociação, o clube foi inserido no sistema de transferências da FIFA. Esclarecemos que, até o momento, não recebemos qualquer notificação formal por parte da FIFA ou da CBF sobre o caso, que ainda se encontra em estágio inicial. O DE já solicitou os dados necessários para a regularização do pagamento, que será processado ainda hoje. Reforçamos que o ocorrido não terá qualquer impacto no registro de novas contratações para o Campeonato Mineiro, e seguimos com nosso planejamento inalterado. O DE mantém seu compromisso com a transparência e com o cumprimento das normativas do futebol nacional e internacional.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp