Saneago planeja inaugurar Sistema Mauro Borges em julho

Segundo informações do Governo do Estado de Goiás, a Saneago planeja inaugurar em julho o Sistema Produtor Norte de Goiânia, localizado no Jardim Guanabara, na Capital. Este é o maior complexo de abastecimento de água da Região Centro-Oeste e atenderá cerca de 3 milhões de pessoas.

A companhia estima que o Sistema Mauro Borges irá garantir água tratada para Goiânia e Região Metropolitana até 2040. A capacidade de abastecimento será duplicada para atender o aumento do consumo, de 4 mil L/s passará a fornecer 8 mil L/s.

Desta forma, o Sistema Produtor Meia Ponte não será mais utilizado por Goiânia e servirá as cidades de Trindade e Goianira. Cerca de 680 L/s serão remanejados para os municípios.

De acordo com o Governo do Estado, aproximadamente R$ 1 bilhão foram investidos no novo sistema, que teve parceria com o Governo Federal e organismos financeiros internacionais para angariar os recursos para as obras.

A primeira etapa de obras e serviços do Sistema Mauro Borges começou em 2002 com a construção da Barragem do Ribeirão João Leite. A segunda entrou em pré-operação recentemente e compreende a Estação Elevatória de Água Bruta, a Estação de Tratamento de Água e milhares de metros de adutoras e redes de distribuição.

O sistema está em fase de testes. Além de beneficiar Goiânia, o projeto faz parte da meta da Saneago de universalizar o serviço de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em Aparecida de Goiânia até o final de 2019.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp