Prefeitura de Goiânia realizará concurso com 300 vagas de agentes de trânsito

prefeitura

O Secretário Municipal de Mobilidade de Goiânia, Horácio Mello afirmou que o prefeito Rogério Cruz autorizou a realização de um concurso público com 303 vagas para agentes de trânsito. A anúncio foi feito durante uma entrevista a rádio CBN nesta quarta-feira (20). As inscrições devem começar em 2022.

O secretário diz que a previsão é de contratação de 303 novos agentes no início do ano. Além disso, destacou que as vagas não para multar.

”Vamos fazer um concurso para novas 300 vagas, ou seja, vamos dobrar os agentes de trânsito. O prefeito já autorizou. Atualmente há o total de 300 agentes de trânsito para todas as escalas e demandas. É um contingente baixo. Esses novos agentes não serão deslocados para blitz, e sim para agentes de risco, como obras, situações que os semáforos estão apagados ou risco de acidentes”, afirma.

Semáforos 

O secretário Horácio Mello diz que uma campanha publicitária e informativa em relação aos semáforos será feita. ”Estamos entrando em período de chuva e dependemos de energia da Enel que chega nos 771 cruzamentos semaforizados em Goiânia. E quando acaba ou a queda de energia o semáforo apaga e não temos agentes de trânsito para colocar nesses pontos”, diz.

Durante a entrevista, o secretário comentou que quanto aos semáforos, estão sendo adquiridos nobreaks para situações emergenciais. Dessa maneira, quando os semáforos acabam a energia, eles devem continuar funcionando por mais três horas. Ele ainda afirma que no ano que vem, uma licitação para a compra de 771 nobreaks saíra. ”Já estamos com a licitação de manutenção semafórica em andamento. Esse ano nós vamos colocar aproximadamente 50 nobreaks. Sobre os semáforos em si, precisamos investir porque vão ficar obsoletos”, relata.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos