Um vídeo publicado nas rede sociais mostra uma mulher reclamando de um ato de vandalismo no Cemitério Parque em Goiânia. No vídeo a mulher mostra túmulos com vários copos cheios de água e reclama que os copos podem ser propícios a proliferação de mosquitos da dengue.
Após a denuncia e com a proximidade do Dia de Finados, o centro de controle de zoonoses (CCZ) de Goiânia começou uma ação intensificada de vistorias no cemitérios da cidade. A ação teve início nesta segunda-feira (25) e também acontecerá nea terça-feira (26).
A ação tem como objetivo identificar locais que possam ser criadouros do Aedes Aegypti, o mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e chikugunya.
“Os agentes procuraram objetos que possam acumular água, principalmente vasos e arranjos de flores que vêm embrulhados em enfeites plásticos, e ainda iremos orientar os funcionários dos cemitérios quanto a retirada desses materiais para que o local não sirva de multiplicador de mosquitos”, afirmou Izaías de Araújo, gerente de controle de vetores da zoonoses.
A ação teve início nos maiores cemitérios da capital, o Cemitério Santana e o Cemitério Parque.
Em relação ao vídeo a secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia informou que todos os dias equipes realizam a manutenção e limpeza dos cemitérios municipais e que esse fato está sendo resolvido.
Confira a seguir o vídeo da denuncia:
View this post on Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)