Faixa sugere autoexame contra câncer de próstata e vira piada na internet

faixa

Uma faixa utilizada pela Câmara Municipal da Serra, munícipio de Espírito Santo, sobre a campanha ”Novembro Azul”, acabou virando piada na internet. O motivo foi a indicação para um ”autoexame” como forma de prevenção ao câncer de próstata. Internautas usaram as redes sociais para questionar se a propaganda era uma montagem ou oficial.

Em nota, a Câmara Municipal da Serra informou que houve um equívoco na informação por uma falha gráfica, e explicou que a correção foi feita na faixa na última sexta-feira (5). Além disso, o órgão reforçou a importância da campanha ”Novembro Azul”, que alerta sobre os cuidados necessários do homem enquanto ao câncer de próstata.

Questionado sobre o autoexame em homens para prevenir o surgimento do câncer de próstata, o médico Cláudio Borges, coordenador do setor de Urologia do Hospital das Clínicas (Hucam), esclareceu que o método não é seguro.

”O homem leigo não tem treinamento para identificar nódulos na região, não é algo simples” diz Claúdio.

Autoexame dos testículos

Já em caso de câncer nos testículos, que afeta homens jovens entre 15 a 35 anos, é possível que um homem faça sozinho uma avaliação prévia quanto ao câncer de testículos. ”Apesar de não haver protocolo definido, o autoexame dos testículos deve ser estimulado, pois, constituiu um hábito importante para detecção precoce do câncer, o qual é bastante raro” afirmou o urologista Cláudio Borges.

Campanha ”Novembro Azul”

O câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais frequente em homens. No ”Novembro Azul”, é lembrada a importância do homem em cuidar da saúde e as estratégias de detecção precoce do câncer de próstata.

O exame é recomendado para homens a partir de 50 anos, ou 45 em casos de histórico familiar ou pele negra. Deve ser procurado um urologista para serem orientados sobre aspectos do câncer de próstata e para realizar o rastreamento através do exame sanguíneo do PSA e do toque de próstata.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos