Goiás terá 35 novos serviços do Detran até o fim do ano

O total de 35 novos serviços serão disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), até o fim deste ano, à população goiana. As novidades, voltadas para a praticidade e excelência no atendimento ao cidadão, são parte do projeto de gestão que vem sendo implementado desde o ano passado e integram as comemorações dos 37 anos da autarquia.

Entre as inovações que serão lançadas ainda em 2017, estão a emissão da CNH Digital, um processo muito mais ágil e seguro para o usuário, que visa também gerar economia de mais de 10 milhões de páginas e, consequentemente, contribuir para a preservação do meio ambiente. “A mudança dará maior transparência e celeridade ao processo”, pontua o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Serão disponibilizados também a solicitação do cartão do idoso e PNE online; abertura de processo de recurso de multa 100% digital; alteração de endereço; inclusão de comunicado de venda; entre outros. Todas as novidades buscam permitir ao cidadão a execução dos serviços pela internet – pelo computador, tablet ou smartphone – sem a necessidade de se dirigir fisicamente a uma unidade de atendimento.

As ferramentas desenvolvidas aumentam cada vez mais a proximidade entre o Detran-GO e os cidadãos. Atualmente, já funcionam vários serviços disponíveis pela web, como a consulta de pontuação, dívida e multas; solicitação de segunda via de CNH; solicitação de CNH provisória; acompanhamento processual e acompanhamento de veículos; solicitação de reteste (de prova de legislação e prática); agendamento de exame teórico; pré-cadastro para primeira habilitação; estatísticas emissão de boletos; agendamento de atendimento no Padrão Vapt Vupt do Detran e outros.

Outra novidade já em funcionamento é o BOT Telegram Detran-GO, que permite à população diálogo direto com a autarquia. Através desta rede social, o usuário tem acesso a informações sobre pontuação, multas, assim como emissão de boletos.

“Não estamos medindo esforços para atender da melhor forma possível o cidadão, que está a cada dia mais antenado com a tecnologia e com o tempo cada vez mais escasso. A sociedade mudou e nós temos que acompanhar. Por isso, temos investido no auto-atendimento e em serviços online, para que o cidadão possa ter acesso ao Detran sem sair de casa”, ressalta o presidente Manoel Xavier.

Fonte: Comunicação Detran/GO

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BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

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