Feriado de 15 de novembro: Confira o que abre e fecha em Goiânia e Aparecida

feriado 15 de setembro

O feriado da Proclamação da República, comemorado na segunda-feira (15), vai alterar o funcionamento de alguns serviços em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Unidades do Vapt Vupt, Região da 44 e bancos estarão fechados, já shoppings e os supermercados funcionam normalmente.

Confira o que abre e fecha:

Bancos

As agências bancárias de Goiás fecham nesta segunda-feira. Segundo a Associação de Bancos (Asban), os canais de atendimento bancário, como caixas eletrônicos, internet banking e mobile banking funcionam normalmente.

Vapt Vupt

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), informou que todas as unidades do Vapt Vupt de Goiás não funcionarão nesta segunda-feira.

Supermercados

A Associação Goiana de Supermercados (Agos) informou que os supermercados deverão abrir na segunda, já que a atividade é considerada essencial. O horário de funcionamento é das 8h às 20h, a depender de cada loja.

Região da 44

A Associação Empresarial da Região da 44 informou que galerias e shoppings vão ficar fechados nesta segunda-feira.

Prefeitura de Goiânia

Saúde

Quem precisar de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiânia não ficará sem assistência médica. Os casos de urgências e emergências serão atendidos nas 13 unidades que funcionam 24 horas por dia, com priorização das situações mais graves.

Já a vacinação em Goiânia acontece por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento. As doses serão aplicadas nas modalidades pedestre e drive-thru, das 8h às 18h, A vacinação acontece também no Cais Campinas e Centro Municipal de Vacinação (CMV).

As testagens e as informações sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19 podem ser acompanhadas pelo site da prefeitura.

Assistência Social

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem ruas de Goiânia realizando busca ativa 24h por dia. A população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal funcionará normalmente e, em caso suspeitos, a população pode entrar em contato com a GCM pelo telefone 153.

Lazer

O Parque Mutirama e o Zoológico vão ficar fechados segunda-feira.

Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia informou que não haverá expediente nas repartições públicas da administração municipal, nas escolas municipais e Centro de Educação Infantil (CMEI´s).

Por conta do feriado, não haverá vacinação contra a Covid-19 na cidade. Mas as unidades de Saúde de atendimento de Urgência e Emergência funcionam cm atuação 24h.

Shoppings

Flamboyant Shopping

Lojas abertas das 10h às 22h. Já a área de alimentação e lazer, fica das 12h às 22h.

Shopping Cerrado

Lojas abertas das 11h às 22h (facultativo) e das 14h às 22h (obrigatório). Já a área de alimentação e lazer, fica das 11h às 22h.

Passeio das Águas Shopping

Lojas, quiosques e praça de alimentação ficam abertas das 10h às 22h.

Buriti Shopping

Lojas, quiosques e praça de alimentação ficam abertas das 10h às 22h.

Shopping Bougainville

Lojas abertas das 14h às 20h. Já a área de alimentação e lazer, fica das 12h às 20h.

Goiânia Shopping

Lojas abertas das 12h às 20h (facultativo) e das 14h às 20h (obrigatório). Já a área de alimentação e lazer, fica das 10h às 22h (facultativo) 12h às 22h (obrigatório).

Araguaia Shopping

Lojas abertas das 8h30 às 20h30. Já a área de alimentação e lazer, fica das 10h às 22h.

Shopping Portal Sul

Lojas abertas das 14h às 20h. Já a área de alimentaçfão e lazer funciona das 11h às 22h.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp