Saiba o que foi a Proclamação da República

Há exatos 132 anos, o Brasil iniciava um novo capítulo político com Proclamação da República, que posteriormente deu inicio a República Federativa Presidencialista no dia 15 de novembro de 1889, evento que acabou com a monarquia no país.

Após a Guerra do Paraguai, militares brasileiros passaram a exigir mais reconhecimento do governo. Com o pedido não atendido, o grupo liderado pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca assumiu o poder no país, declarando o fim do período imperial. Até então, o Brasil era o único país independente das Américas que ainda era governado por um imperador.

Capa do Diário Popular do dia 16 de novembro de 1889 noticiando a proclamação da República. Arquivo Nacional.

O também chamado de golpe de Estado Político-militar, foi resultado não apenas das insatisfações militares, mas também da falta de liberdade para manifestar suas posições políticas, o descontentamento da Igreja Católica e a repulsão dos proprietários rurais ao império de Dom Pedro II.

O evento alterou por completo a história brasileira. O marechal instituiu um governo provisório e, posteriormente se tornou o primeiro presidente do Brasil. Já o imperador Dom Pedro II retornou para a Europa na madrugada do dia 16 de novembro.

 

Marechal Manuel Deodoro da Fonseca

Com isso, o Brasil passou a ser uma nação de poder descentralizado, com espaço para diferentes religiões e opiniões políticas. Essa nova estrutura sofreu mudanças ao longo dos anos até se tornar na que conhecemos hoje. No entanto, o Dia da Proclamação da República se tornou feriado nacional apenas diante da Lei n° 662 de 6 de abril de 1949.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp