A Nasa, (Agência Espacial Americana) lançou nesta quarta-feira (24) uma sonda para colidir com um asteroide. O intuito da missão é a realização de testes, para o primeiro sistema de defesa planetário, contra possíveis impactos de asteroides que possam ter uma rota de colisão com a terra.
A sonda Dart, foi lançada da Base de Força Espacial de Vandenberg, Estados Unidos, a espaçonave estava acoplada ao foguete Falcon 9, de propriedade da SpaceX, empresa espacial do bilionário Elon Musk. O lançamento foi transmitido ao vivo pelo canal televisivo da Nasa, por volta das 3h21 (horário de Brasília).
A ideia da sonda Dart é desviar a rota do asteroide Dimorphos, que tem cerca de 160 metros de diâmetro e está localizado a 11 milhões de quilômetros da Terra, orbitando outros asteroide maior, conhecido pelos cientistas como Didymos.
Primeira chuva de asteroides provocada pelo homem
Segundo informações cedidas pela Nasa, a colisão do foguete com o asteroide deve ocorrer na segunda metade de 2022, entre 26 de setembro e 1° de outubro, momento em que o asteroide estiver a 11 milhões de quilômetros da terra.
A sonda Dart irá atingir o asteroide a uma velocidade de pouco mais de 24 mil quilômetros por hora. A agência espacial americana destacou que o impacto será tão intenso, que irá criar a primeira chuva de meteoros provocada pelo homem.
Veja o vídeo do lançamento:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)