Paralimpíadas Escolares: times goianienses do Futebol de 5 e Parabadminton conquistam medalhas

Entre os dias 22 e 27 de novembro, aconteceram as Paralimpíadas Escolares 2021. O espaço do evento foi o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Entre os atletas vindos de todo o país, duas equipes goianienses participaram: a de Parabadminton e Futebol de 5. Eles representaram o estado de Goiás.

A competição é organizada Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio do Desporto Escolar. As equipes goianienses são vinculadas à Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP). Nas Paralimpíadas Escolares participam jovens atletas de 13 a 17 anos. No vôlei especificamente, os atletas podem ter até 18 anos.

Ouro no Futebol de 5

Primeiramente, na competição, os atletas do Futebol de 5 conquistaram medalha de ouro. A princípio, tiveram duas vitórias:  2×0 sobre o Ceará e 5×0 contra a Paraíba. Assim, para levar o primeiro lugar,  o time precisava de um empate no jogo contra a equipe de São Paulo. Isto porque os goianienses chegaram à decisão com melhor saldo de gols que os paulistas. Por fim, com um empate em 0x0, o time de Goiânia subiu ao lugar mais alto do pódio. Um dos técnicos do Futebol de 5, João Turíbio, também é diretor de Paradesporto da SMESP.

Várias medalhas no Parabadminton

Além disso, a equipe do Parabadminton trouxe seis medalhas para Goiânia, em modalidades individuais e em duplas. Então, no total, conseguiram as seguintes colocações: ouro na SU5 Masculino, ouro na SU5 Feminino, ouro na WH2 Masculino, prata na SH6 Feminino, bronze na SH6 Masculino, e ouro na SH6 Misto. Entre os integrantes da equipe de comissão técnica está Luzia Inêz, gerente de Paradesporto da SMESP.

Na competição, tanto João Turíbio quanto Luzia Inêz participaram de uma formação oferecida a professores e técnicos. No Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ministrou o curso de Formação para Implantação de Centro de Referência Paralímpico.

Espaço para treinar

Segundo a prefeitura de Goiânia, está em processo de implementação um centro municipal exclusivo ao paradesporto. O projeto é parceria entre SMESP e o Comitê Paralímpico Brasileiro. A proposta do local é oferecer infraestrutura para o treinamento dos atletas,pensando em competições como os jogos escolares, universitários e Paralimpíadas.

De acordo com informações da Prefeitura Municipal, a previsão para inaugurar o espaço é janeiro de 2022. Os atendimentos devem iniciar em fevereiro. Estas datas são previsões, já que a parceria com o CPB está em andamento e alguns processos ainda precisam ser ajustados e formalizados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp