O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deflagrou na manhã desta terça-feira (11), em parceria com a Polícia Civil, a operação Golpe de Mestre, que busca apurar fraude em promoções de servidores públicos na Secretaria Municipal de Educação de Niquelândia. Segundo a investigação, os benefícios eram conseguidos com a utilização de diplomas falsos.
Estão sendo cumpridos 23 mandados judiciais. São três de prisão temporária, 16 de condução coercitiva e quatro mandados de busca e apreensão. Entre as instituições suspeitas de envolvimento na fraude estão a Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura (Avec) e a Faculdade Gamaliel (Fagama).
Em nota enviada ao Diário do Estado, a Prefeitura Municipal de Niquelândia “enfatiza que contribuirá com as investigações no intuito de esclarecer a participação de servidores públicos municipais no possível esquema de fraude de certificados e documentos”. A nota afirma ainda que “a gestão municipal se compromete em tomar medidas administrativas no intuito de responsabilizar os funcionários que participaram do esquema fraudulento”.