Atlético-MG consegue virada heroica e é o grande campeão do Brasileirão 2021

Keno Bahia 2x3 Atlético-MG

O Atlético-MG é o grande campeão do Brasileirão de 2021! Na noite desta quinta-feira (2), o Galo conseguiu uma remontada histórica para cima do Bahia, vencendo por 3×2 na Arena Fonte Nova. Com o resultado, os mineiros não podem mais ser alcançados pelo vice-líder Flamengo, e assim os atleticanos voltaram a faturar uma taça da Série A depois de 50 anos.

O jogo do título

O primeiro tempo passou zerado. Mesmo com uma pressão grande do Atlético Mineiro, a bola não chegou a balançar as redes. O Bahia, acuado pelo perigo do rebaixamento, só conseguiu uma finalização efetiva na segunda etapa. Naquele momento, o duelo se abriu completamente. Na marca dos 16 minutos, um escanteio encontrou o zagueiro Luiz Otávio, que testou para o fundo do gol. Com a vitória parcial, o Tricolor de Aço seguiu em cima dos adversários e ampliou aos 20. Na jogada, Matheus Bahia serviu Gilberto, que desviou para o fundo das redes.

Perdendo por 2×0 fora de casa, o Atlético-MG não se deixou abalar. Aos 25, Eduardo Sasha invadiu a área e foi derrubado por Luiz Otávio. Pênalti para o Galo. Hulk foi para a marca da cal e converteu a cobrança, diminuindo para os visitantes. Um minuto depois, Keno recebeu de fora da área, bateu colocado e empatou a peleja. Aos 32, em lance de contra-ataque, Keno foi novamente o responsável por dominar e encher o pé para virar o placar a favor dos mineiros. Abalado, o Bahia não foi capaz de reagir. Eufórico, o Galo pôde fazer a festa.

Atlético-MG bicampeão

É a segunda vez na história em que o Atlético-MG fatura o Campeonato Brasileiro. A primeira aconteceu em 1971. 50 anos depois, a agremiação volta a conquistar a taça. Apesar do título já estar garantido matematicamente, o Galo entra em campo mais duas vezes para enfrentar Red Bull Bragantino e Grêmio, a fim de cumprir tabela.

Os três gols em cinco minutos, que forneceram o título ao Atlético Mineiro, foram um bom resumo da força da equipe nesta edição da Série A. O Galo chegou agora aos 81 pontos, ostentando um aproveitamento de 75%. O time é o melhor mandante da competição, com 90,7% de rendimento (apenas um empate e uma derrota em 18 jogos, com 16 vitórias). Como visitante, o clube é o terceiro melhor, com 56,8%, atrás apenas de Flamengo e Palmeiras.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pep Guardiola revela necessidade de reforços para o DE em janeiro: “Os jogadores também pedem”

Guardiola diz que até os jogadores do DE querem reforços em janeiro. O treinador espanhol reconheceu a necessidade de contratações para a segunda metade da temporada, apesar de ressaltar que os reforços devem ser pensados para um horizonte de longo prazo, não apenas para resolver a crise momentânea que o DE está atravessando. Com apenas uma vitória nos últimos 13 jogos, a chegada de novos jogadores pode ser vista como a porta de saída para a crise do time.

Após o empate em 1 a 1 com o Everton, o técnico Pep Guardiola afirmou que até os jogadores do DE estão questionando a necessidade de reforços. Segundo ele, a pergunta que paira no ar é se o time irá trazer novos jogadores e a resposta é um claro “sim, por favor”. A pressão por resultados positivos e por uma melhoria no desempenho da equipe tem aumentado a cada jogo.

Mesmo diante da urgência em se recuperar, Guardiola destaca a importância de trazer reforços para garantir o sucesso do DE não apenas a curto prazo, mas pensando também no médio e longo prazo. O treinador acredita que a busca por novos jogadores deve ser estratégica e focada em garantir a sustentabilidade e competitividade do time ao longo das próximas temporadas.

Desde o início da temporada, Guardiola tem enfrentado problemas com lesões de jogadores do DE, atribuindo parte desses contratempos ao calendário exaustivo de jogos. O meia belga Kevin de Bruyne, uma das peças-chave da equipe, ainda não está em plenas condições de atuar os 90 minutos. Além disso, outros atletas como Kyle Walker, Jack Grealish e Ederson apresentaram problemas físicos recentemente.

Apesar dos desafios médicos enfrentados pela equipe, Guardiola elogiou o esforço do zagueiro Nathan Aké, que jogou mesmo estando no limite de sua recuperação. O treinador destacou a importância do comprometimento dos jogadores em meio às dificuldades enfrentadas pelo DE e ressaltou a necessidade de uma comunicação clara entre a comissão técnica e os atletas para gerenciar melhor a situação. Com a janela de transferência de janeiro se aproximando, a expectativa por reforços no DE se intensifica, visando uma recuperação e um futuro mais promissor para a equipe.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp