Projeto que autoriza concurso para a Câmara de Goiânia é aprovado

Fachada da Câmara Municipal de Goiânia

Foi aprovado nesta quinta-feira (9), em plenário, na Câmara de Goiânia, o projeto de lei nº 2021/470 que autoriza a criação da Comissão de Recepção e de Concurso Público. A comissão terá a função de analisar a necessidade da Casa, quanto aos cargos efetivos, para preenchimento de vagas por meio de certame público. A previsão é de que haja um concurso já no ano que vem.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo (Patriota), “Após o concurso de 2018 e posteriormente lotação dos servidores aprovados, ficou evidenciada a necessidade de novos cargos que não foram contemplados naquele certame ou que foram, mas em quantitativo insuficiente, como é o caso de motoristas e intérprete de Libras, por exemplo”, diz.

Em conjunto no mesmo projeto, ficará extinto as 70 Funções Gratificadas de Gabinetes (FGG) destinadas aos servidores efetivos. Dessa forma, ficará a cargo de cada vereador, em seu respectivo gabinete, a escolha do quantitativo de servidores lotados, não ultrapassando o teto de R$ 78 mil em salário para cargos comissionados.

Dentro desse limite, é preciso respeitar a quantidade de servidores, sendo entre 10 e 25 comissionados. Atualmente, cada vereador só pode nomear até 13 servidores. Os funcionários deverão manter registro diário da presença por meio de ponto biométrico – qual ainda não existe na Casa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp