176 motocicletas irregulares são apreendidas pela Policia Civil, em Goiânia

Na Operação Moto Legal, as 176 motocicletas foram encontradas e apreendidas em situação irregular

Em operação realizada pela Policia Civil do Estado de Goiás (PCGO), 176 motocicletas foram apreendidas em situação irregular. A ação teve o objetivo de coibir o comércio ilegal de motocicletas consideradas como material de sucata.

Na investigação, foram fiscalizadas 08 lojas que vendem motocicletas nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Na fiscalização, 176 motocicletas foram apreendidas em situação irregular, 13 delas com indícios de adulteração nos sinais de identificação, provavelmente produto de crime.

De acordo com o gerente de ação integrada do Detran, Pedromar Augusto, a investigação foi necessária para colocar a legislação federal e estado em cumprimento

“Essas motocicletas deveriam ser vendidas apenas aos credenciados através de leilões, para ser retirado as peças para revenda autorizada ou como sucata. Infelizmente o pessoal credenciado, de fora, compra tais motos e repassam aos comerciantes que não tem credenciamento junto ao Detran. Essas motos ao invés de sair de circulação, elas voltam em circulação, e nosso dever é trabalhar contra essa pratica ilegal”, afirma Pedromar

Maioria das 176 motocicletas apreendidas eram utilizadas para cometimento de crimes

O delegado Francisco Costa, orienta que a comercialização desse tipo de motocicleta fomenta a criminalidade, uma vez que criminosos se aproveitam dessa prática para subtraírem motocicletas, adulteram seus sinais identificadores e as vendem como se fossem oriundas de leilão.

“As motos irregulares eram utilizadas para cometimento de crimes. Como essas motos não tinha identificação, muitos criminosos aproveitam disso e acabam cometendo vários delitos. Percebemos que muitos criminosos se aproveitam da comercialização ilegal dessas motocicletas irregulares, para venderem motocicletas roubadas e furtadas. Eles roubam as motocicletas ou furtam, adulteram o sinal de identificador, trocam as placas e colocam para vender como se fossem motos embira”, comenta Francisco.

Todas as medidas foram tomadas a fim de responsabilizar os proprietários dos estabelecimentos que estavam atuando de forma irregular.

A operação Moto Legal foi comandada pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) – com apoio da Gerência de Ação Integrada (GEAI) e Comissão Especial Leilão de Veículos Automotores (CELVA), apoiados pela Gerência de Regularização de Veículos, Transportes do DETRAN e Gerência de Identificação Veicular da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). Cerca de 60 servidores participaram da operação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Confira o que abre e o que fecha no período de Natal e Ano Novo

A Prefeitura de Goiânia informa o funcionamento das repartições públicas e oferta de serviços à população na semana do Natal e Ano Novo. Decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) institui ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, em virtude do feriado do Natal e do Ano Novo, respectivamente.

O documento não se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal que, por sua natureza, exijam plantão permanente. Desta forma, serão mantidos todos os serviços de urgência, emergência e os essenciais à população, como salas de vacinação, serviços de limpeza urbana, assistência às mulheres vítimas de violência e ações de fiscalização.

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 15 unidades de saúde que funcionam 24h, conforme a classificação de risco. A lista completa de unidades de atendimento para pediatria e adultos está disponível no link.

Para emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. Estarão abertas as seguintes salas de vacinação, das 8h às 17h: Centro Municipal de Vacianção (CMV), Ciams Urias Magalhães, Ciams Dr Domingos Viggiano e Ciams Novo Horizonte.

A Comurg mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, roçagem, poda de árvores, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 9855-8555.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses estará de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, caso sejam avistados animais agressivos. Em caso de mordida, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas nos dias 23, 24, 25, 30, 31 e 1º de janeiro.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, não será afetado. A casa opera 24 horas por dia, com encaminhamento realizado pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizarão busca ativa 24 horas. A Central de Óbitos de Goiânia também funcionará durante todo o período.

Guarda Municipal
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) funcionará normalmente, e a população pode entrar em contato pelo telefone 153 em caso de ocorrências.

Lazer
Na semana do Natal, o Mutirama seguirá seu calendário normalmente. As atividades do parque começam na quinta-feira, dia 26 de dezembro, funcionando até o domingo, 29, em seus horários habituais das 10h até às 16h.

Assim como no Natal, o Ano Novo não afetará as atividades do Mutirama. Após o feriado do dia 1⁰, na quarta-feira, o parque abre suas portas na quinta, 02, e segue funcionando normalmente até domingo, começando o ano de 2025.

Já o Parque Zoológico sofrerá pequenas mudanças no seu calendário. Na semana do Natal, o parque só abrirá de quinta a domingo. Portanto, na quarta-feira, 25, o zoológico não estará aberto, retornando suas atividades normais na quinta, 26, às 8h30, fechando sua bilheteria às 16h00. No ano novo, o Zoológico não funcionará na quarta-feira (1⁰ de janeiro), e retorna com seu calendário normal na quinta, 02.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp