ConecteSUS continua fora do ar após ataque de hackers

ConecteSUS fora do ar

Um dia após o ataque de hacker, ainda não é possível acessar o comprovante de vacinação por meio do portal ou aplicativo ConecteSus, do governo federal. A ferramenta do Ministério da Saúde tem apresentado instabilidade desde está sexta-feira (10).

Em alguns casos, não é possível acessar nem o sistema. ”Ocorreu um erro ao acessar os dados. Tente novamente mais tarde”, diz a ferramenta. O governo não se pronunciou.

Na madrugada de ontem, a Saúde informou que alguns sistemas foram comprometidos e disse ter acionado a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República para investiga o caso. De acordo com o ministro Marcelo Queiroga, o caso se trata de um ataque cibernético.

Em entrevista, ele afirmou que ”os dados não serão perdidos”. Em Belo Horizonte, ao ser questionado se existe backup dos dados, respondeu ”Claro que existe”.

Ainda ontem, o grupo Lapsus$ assumiu a autoria da ação criminosa. Segundo a mensagem exibida nos portais, o Ministério sofreu um ataque de ransomware e ”50 TB de dados foram copiados e excluídos”.

O ransomware é um tipo de vírus que sequestra o acesso aos dados do sistema criptografando-os. Geralmente o hacker promete liberar o acesso após o pagamento de um resgate.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Chuvas paralisam circulação de ônibus e trens em Porto Alegre

As intensas chuvas que atingiram Porto Alegre na tarde desta quarta-feira, 1º,  causaram grandes danos à cidade e fizeram relembrar os temporais de maio de 2024. A circulação de ônibus e trens em alguns pontos da cidade foi paralisada.

A posse do prefeito reeleito Sebastião Melo e da vice Betina Worm, além de secretários municipais, foi cancelada. A decisão foi tomada por Melo, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade de Porto Alegre. O prefeito esteve no local para avaliar os danos e reforçar as providências.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta a população para a possibilidade de mais chuvas e ventos fortes, acompanhados de raios e alagamentos pontuais avançando para Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e região.

O Inmet alerta para o perigo de fortes chuvas, com ventos intensos e queda de granizo. Além de alagamentos, podem ocorrer cortes de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores. Em maio do ano passado, mais de dois milhões de pessoas foram afetadas pelas cheias no Rio Grande do Sul.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp