Os dois primeiros casos da nova variante da Covid-19, a Ômicron, em Goiás, foram confirmados em Aparecida de Goiânia na manhã deste domingo (12/12) pelo prefeito do município, Gustavo Mendanha (sem partido). Por meio de suas redes sociais, o político informou que as pacientes são duas mulheres, de 46 e 20 anos, que tiveram contato com um casal de missionários vindos da Angola, na África. As mulheres apresentam sintamos leves.
Conforme Mendanha, os dois casos foram descobertos por meio do programa de sequenciamento genético desenvolvido pelo município. “Recebi a ligação do secretário municipal de saúde, Alessandro Guimarães, me passando a situação e fiz questão de informar a população”, disse.
Contato
O casal de missionários desembarcou em Guarulhos (SP), no dia 3 de dezembro. No mesmo dia realizaram o teste de Covid-19 que deu negativo, segundo o prefeito. Essas duas pessoas estiveram em algumas cidades do Brasil e também em Aparecida de Goiânia entre os dias 3 a 5 de dezembro. Nesse período, tiveram contato com as duas mulheres que foram diagnosticadas com o vírus no dia 9 dezembro.
“Mesmo esse casal tendo tido resultado negativo, a Vigilância em Saúde de Aparecida resolveu fazer o sequenciamento genético dessas duas pessoas que testaram positivo. E constatou-se os dois casos da variante, que tem um poder muito grande de contaminação”.
Durante a live, Mendanha também reforçou a importância da vacinação para conter a disseminação do vírus e para evitar casos mais graves da doença.