PT entra na Justiça contra IPTU “abusivo” em Goiânia

PT entra na Justiça contra IPTU

O Partido dos Trabalhadores, por meio da sua presidente Katia Maria dos Santos, deu entrada nesta segunda-feira (13) à uma ação direta de inconstitucionalidade ADIN no Tribunal de Justiça do estado de Goiás, para declarar a inconstitucionalidade dos 4°, 6°, e 7 artigo 168, da Lei Complementar n° 344/2021 do Município de Goiânia, que trata do aumento abusivo do IPTU da capital.

Em 2022, o aumento do IPTU pode chegar a 45%, mais a inflação de 2021. Já em 2023, o IPTU pode sofrer um novo aumento de até 45% sobre o valor cobrado em 2022. O IPCA acumulado nos últimos 12 meses é de 10,6%, sendo assim o contribuinte goianiense pode se deparar com um aumento de IPTU da ordem de55,67% em 2022.

Esse aumento, no momento em que o país está vivendo, viola os princípios da capacidade contributiva. Além da inflação, é preciso considerar que a renda média do brasileiro sofreu uma grande queda.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Seis suspeitos são presos por assalto a shopping em Manaus; itens roubados são recuperados

Seis suspeitos de participarem de um assalto ao Manauara Shopping, localizado na zona centro-sul de Manaus (AM), foram detidos ao longo da semana. O crime ocorreu no último sábado, 14, quando homens armados invadiram a unidade da joalheria Vivara, roubando relógios e joias. Os itens furtados foram recuperados, e cinco armas usadas no assalto foram apreendidas.

O primeiro suspeito, de 31 anos, foi preso no mesmo dia do crime por policiais militares que participam da Operação Natal, iniciada em novembro. Outros três suspeitos foram capturados na segunda-feira, 16.

Na quarta-feira, 18, houve um confronto entre policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e um dos suspeitos, identificado como Cláudio Vítor da Silveira, que acabou morto. Na mesma data, outro suspeito, que ajudou na fuga de Silveira, foi preso. Um sexto homem, conhecido como Joel, foi detido na quinta-feira, 19, por auxiliar na fuga dos criminosos.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, as investigações estão em andamento. O crime foi planejado, e os suspeitos já haviam comprado passagens aéreas para deixar o estado. Todos os envolvidos têm antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto, incluindo por organização criminosa e roubo. Eles serão acusados de roubo triplamente majorado e outros crimes.

O assalto ao Manauara Shopping gerou pânico entre funcionários e clientes, com imagens de correria circulando nas redes sociais. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que ninguém ficou ferido durante o tiroteio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp