Mutirama terá iluminação de Natal e funcionará à noite

Parque Mutirama terá iluminação natalina e funcionará durante a noite, a partir de terça-feira (14)

A partir dessa terça-feira (14), o Mutirama inaugura uma bela decoração natalina com iluminações pelo parque além de mudança no horário de funcionamento. Durante todos os dias da semana, o parque funcionará das 16h às 22h. Contudo, o estará fechado entre os dias 24 e 26 de dezembro e entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro. As atrações de Natal acontece até o dia 6 de janeiro.

Segundo a Prefeitura de Goiânia, está é a primeira vez que o Mutirama funcionará no período noturno e o ambiente contará com uma linda iluminação de Natal. “O Natal Luzes no Mutirama permitirá a abertura do parque que terá toda a área um e dois iluminadas durante a noite”, afirma o presidente da Agência Municipal de Turimos, Eventos e Lazer (Agetul), Valdery Junior.

De acordo com Valdery, a mudança no horário de funcionamento é necessária para que a operação consiga atender a demanda da população.

“Vamos marcar o Natal dos goianienses com inovação, alegria e muito entusiasmo por parte dos servidores da Agetul, algo que nunca foi feito, explorando espaços que são lindos como o Mutirama e recebem a decoração e os goianienses de braços abertos”, disse Valdery Junior.

Nesse período, funcionarão brinquedos como trenzinho, roda gigante, bate-bate, tele combate, carrossel, mini helicóptero e mini tornado. De acordo com a Agetul, o parque também organiza uma feirinha para receber a população. Haverá venda de cachorro quente, espetinho, sorvete e outros tipos de alimentos.

Já a decoração natalina contará com um Papai Noel gigante, um trenó, árvore de Natal, pontos de luzes nas árvores e muito mais. Seguindo a determinação do prefeito Rogério Cruz, a bilheteria continua solidária. A entrada é gratuitas, mas quem quiser, pode doar um brinquedo ou um quilo de alimento não perecível, que serão destinados a famílias carentes no munícipio.

Pedal de Luzes

Para marcar a inauguração da decoração natalina, a Agetul organiza um passeio ciclístico que passará por todos os pontos do Natal Luzes de Goiânia. O trajeto será aberto a qualquer ciclista e o percurso terá início ás 19h30 de terça-feira, na Avenida Contorno, saída pelo estacionamento do parque.

Os ciclistas passarão pelas ruas: Av. Contorno; Av. Independência; Av. Goiás; Av. Paranaíba; Alameda dos Buritis; Av. Assis Chateaubriand; Rua 7; Rua 10; Rua 5; Avenida Assis Chateaubriand; Rua 94; Rua Dr. Olinto Manso Pereira; Rua 10; Rua 14; Rua 1; Av. Goiás; Av. Paranaíba; Av. Araguaia e retornam para o Parque Mutirama pela Av. Contorno.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp