Professores resgatam menina de 12 anos que estava sendo estuprada pelo pai, em Sorocaba

Professores resgatam menina de 12 anos que estava sendo estuprada pelo pai, em Sorocaba

Uma menina de 12 anos, conseguiu pedir ajuda a um professor enquanto era estuprada pelo próprio pai, de 35 anos. O fato aconteceu no Jardim Harmonia, bairro de Sorocaba, no interior de São Paulo, na noite da última segunda-feira (13).Segundo o boletim de ocorrência, durante o abuso, a vítima mandou mensagens a um professor, pedindo socorro.

Conforme o boletim de ocorrência, dois professores informaram a polícia, que após não ter ido para a escola naquele dia, a aluna mandou mensagens a um deles, relatando que o pai estava a estuprando. Na conversa com o professor, ela falou para o professor ter sido abusada diversas vezes, tendo o último caso ocorrido na tarde desta-segunda-feira (13).

Desesperados, os professores da menina, foram até a casa da mesma, quando estavam na rua da casa dela, viram uma viatura da polícia militar, que fazia patrulhamento, os docentes acionaram os policiais e contaram tudo o que sabiam. Os PMs perguntaram a populares o número da casa da menina e se dirigiram ao local. Quando os PMs chegaram na residência, foram recebidos pelo pai da menina.

Na abordagem o homem resistiu à prisão e tentou voltar para dentro de casa, tendo que ser algemado pelos policiais. Logo após a abordagem, a vítima saiu da casa chorando, e foi conversar com os professores. Ela reafirmou que sofria violência sexual.

Ao ser questionado o pai da menina negou as acusações, no momento do crime a mãe da menina estava no trabalho  e foi avisada pela polícia. Além da menina de 12 anos, o irmão dela, também menor de idade, estava na casa.

O homem foi preso e encaminhado a delegacia de defesa da mulher (DDM), onde o caso foi registrado. O Conselho Tutelar de Sorocaba foi acionado e encaminhou a menina ao Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), para ser ouvida por profissionais especializados.

Depois ela foi levada ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), para ser realizado exames.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Saiba quais são os feriados e pontos facultativos de 2025

Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicada nesta segunda-feira, 30, no Diário Oficial da União define o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos do ano de 2025.

Em nota, a pasta informou que as datas deverão ser cumpridas nos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem comprometimento de atividades públicas consideradas serviços essenciais à população.

A portaria estabelece ainda que feriados em comemoração à data magna de estados, fixadas em lei estadual, e os dias de início e término de ano de centenário de fundação de municípios, declarados em lei municipal, serão observados por repartições da administração pública federal direta, autárquica e fundacional nas respectivas localidades.

“Dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados desde que previamente autorizados pelo responsável pela unidade administrativa de exercício do servidor”, destacou o ministério no comunicado.

“Não será permitido aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal antecipar ponto facultativo em discordância com o que dispõe a portaria. Também está vedado adotar ponto facultativo estabelecido pela legislação estadual, municipal ou distrital, ressalvados os feriados em comemoração à data magna do estado.”

Veja a lista com os 18 feriados nacionais e pontos facultativos de 2025:

– 1º de janeiro (quarta-feira) –  Confraternização Universal (feriado nacional);

– 3 de março (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

– 4 de março (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);

– 5 de março – Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h);

– 18 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional);

– 21 de abril (segunda-feira) – Tiradentes (feriado nacional);

– 1º de maio (quinta-feira) – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

– 19 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);

– 20 de junho (sexta-feira) – ponto facultativo;

– 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil (feriado nacional);

– 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

– 28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo), a ser comemorado dia 27;

– 2 de novembro (domingo) – Finados (feriado nacional);

– 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República (feriado nacional);

– 20 de novembro (quinta-feira) – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (feriado nacional);

– 24 de dezembro (quarta-feira), – véspera de Natal (ponto facultativo após as 13h);

– 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal (feriado nacional);

– 31 de dezembro (quarta-feira) – Véspera de ano novo (ponto facultativo após as 13h).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp