Nessa segunda-feira (27), cerca de 2 toneladas de alimentos vencidos foram apreendidas em um supermercado localizado em Alexânia. Os produtos estavam expostos em gôndolas e no depósito do estabelecimento.
O estabelecimento e os proprietários foram autuados no Código de Defesa do Consumidor. A multa pode chegar até R$ 10,2 milhões, dependendo da gravidade e se há reincidência, além do porte econômico da empresa. Essa é a segunda grande apreensão de alimentos vencidos realizada no estabelecimento somente em 2021.
Foram apreendidos um total de 6.602 produtos. Mais da metade dos produtos apreendidos, sendo que 3.352 no total, são de cervejas. Outra grande fatia de produtos presos ficou entre cigarros e outros produtos como refrigerantes e outros alimentos.
“A operação realizada hoje resultou na maior apreensão do órgão no ano. Isso demonstra que os agentes do Procon Goiás estão atentos à insistência de alguns empresários sem tentar ludibriar os consumidores e ganhar vantagem através de atitudes criminosas como a flagrada nesta manhã”, afirma Alex Vaz, o superintendente do Procon Goiás.
Os fiscais que efetuaram o recolhimento dos alimentos ainda encaminharão toda a documentação do caso para a Delegacia do Consumidor (Decon).
“Temos a orientação do governador Ronaldo Caiado para agirmos de forma energética na coibição dos crimes contra o consumidor. E dessa tem sido realizado o trabalho do Goiás em todo o Estado”, destaca Vaz.
Venda de produtos vencidos
A venda de produtos vencidos ou impróprios para consumo é considerada crime grave perante a lei, com pena chegando até cinco anos para o comerciante ou gerente do local.
Confira abaixo o vídeo dos alimentos apreendidos na ação:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)