Ganhe até 92% de abatimento na dívida do FIES

O que era difícil piorou durante a pandemia. O pagamento das mensalidades das universidades de quem está cursando ou já conclui a graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) chegou a elevados índices de inadimplência. Para tentar recuperar parte do dinheiro represado, os brasileiros terão o perdão de até 92% da dívida com o governo federal.

Um programa de refinanciamento que está em vigor para débitos acima de 360 dias em atraso oferece 86,5% de abatimento na dívida, mas pode subir 92% se o universitário estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para os débitos vencidos e não pagos há mais de três meses, o desconto é de 12% à vista ou pode ser parcelado em até 150 meses, ou seja, 12 anos e meio.

A medida provisória que oficializa esses benefícios concede as vantagens de renegociação apenas para os estudantes adeptos ao Fies até o segundo semestre de 2017. As obrigações financeiras com o programa estavam suspensas há um ano e meio desde julho de 2020, quando o Congresso Nacional decretou estado de calamidade pública.

Na prática, durante esse período os contemplados estavam desobrigados do pagamento mensal e não podiam ser considerados inadimplentes. Os interessados em participar do refinanciamento devem entrar em contado com os canais de atendimento disponibilizados pelos agentes financeiros (Caixa e Banco do Brasil).

Atualmente, mais de um milhão de pessoas deve o Fies há mais de três meses, de acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação (FNDE), somando R$ 7,3 bilhões em prestações não pagas.  São, ao todo, 2,4 milhões de contratos formalizados até 2017, somando um saldo devedor total de R$ 106,9 bilhões nos agentes financeiros.

O que é?

O Fies é um financiamento da graduação de estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades das faculdades da rede de ensino privada concedido para alunos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenham notas acima de 450 pontos e não tenham zerado a redação, além de possuir renda familiar de até três salários mínimos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos