Instagram anuncia três tipos diferentes de feed para usuários

O Instagram deve iniciar testes para a volta do feed em ordem cronológica nesta quarta-feira (5). Com esse formato, as fotos e vídeos são ordenadas das mais recentes as mais antigas. Além disso, o chefe da rede social, Adam Mosseri, anunciou outros dois novos formatos que devem começar a chegar aos aplicativos dos usuários.

No Twitter, Mosseri deu mais detalhes sobre a mudança na rede social. ”Achamos importante que você possa obter um feed cronológico rapidamente, se tiver interesse, e ver as últimas notícias publicadas pelas contas que você segue”, disse ele.

O executivo explicou ainda que os usuários poderão escolher entre três opções para organizar seu feed. Home: um feed parecido com o que é hoje, que mostram recomendações entre os posts de perfis seguidos; Following: onde as publicações aparecem de forma cronológica, sem interferência do algoritmo; e Favorites: onde serão destacados post de contas que o usuário definiu como ”favoritas”.

O novo formato deve chegar aos ao aplicativo ainda este ano (Foto: Divulgação)

A volta do feed cronológico já estava sendo planejada pelo executivo desde o ano passado. O modelo foi substituído em 2016, quando o Instagram adotou um modelo que prioriza perfis os quais os usuários mais interagiam. Para Adam, ”é importante que as pessoas se sintam bem quanto ao tempo que gastam usando o app” e uma das formas é dando mais ”autonomia e transparência” para os usuários.

Mas, mesmo com as novas informações, não existe uma data oficial para que os três formatos cheguem para todos. De acordo com o canal TechTudo, os testes devem ser ampliados nas próximas semanas, mas o executivo do Instagram espera que a versão final do aplicativo seja lançada até o fim do primeiro semestre deste ano.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empregos ligados à tecnologia cresceram 95% em 10 anos, diz pesquisa

Estudo produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) mostra que o número de empregos de profissões ligadas à tecnologia aumentou 95% em dez anos, de 2012 a 2022. A maior variação foi para engenheiro de sistemas operacionais em computação, que apresentou elevação de 741,2% na quantidade de vínculos de emprego no período.

A pesquisa foi feita com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego, e analisou 30 ocupações ligadas à tecnologia que avançaram no mercado de trabalho brasileiro.

Também obtiveram crescimento expressivo as ocupações de tecnólogo em gestão de TI (450,7%), pesquisador em ciências da computação e informática (579,3%), seguidas de engenheiro de aplicativos em computação (258%) e técnico de planejamento e programação da manutenção (191,2%).

Considerando as oscilações em números absolutos, as funções ligadas à tecnologia que tiveram maior crescimento na quantidade de empregos foram: analista de desenvolvimento de sistemas (117.046 vínculos); programador de sistemas de informação (72.332); técnico de apoio ao usuário de internet (36.372); analista de suporte computacional (32.536); e instalador-reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados (24.838).

Em 2012, o conjunto das 30 profissões ligadas à tecnologia analisadas na pesquisa tinha cerca de 445 mil vínculos de trabalho. Já em 2022, o grupo atingiu chegou a 868,1 mil postos de trabalho, representando uma alta de 95%.

“A tecnologia pode e vai gerar muito mais transformações econômicas e sociais, bem como no mercado laboral. Mas isso vai depender também dos níveis de digitalização do mercado consumidor, do rol empresarial e da força de trabalho. Isso passa pela sustentabilidade financeira de cada um desses agentes, mas também de ambientes econômico, trabalhista, tributário, social e de regulação mais favoráveis à absorção da própria inovação”, disse Jaime Vasconcellos, da FecomercioSP.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos